Notícias

A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) está com inscrições abertas para três cursos da Escola de Mid & Downstream em novembro e dezembro: Básico em Atividades de Downstream em Petróleo e Gás Natural, Atmosferas Explosivas: Classificação de áreas & ciclos de vida das instalações e Aspectos Operacionais da Comercialização, Importação e Exportação de Petróleo e Seus Derivados. As turmas serão ministradas no modelo de Ensino a Distância (EaD), com transmissão ao vivo. Associados IBP têm até 20% de desconto.

No dia 08 de novembro, tem início a turma de Atmosferas Explosivas: Classificação de Áreas & Ciclos de Vida das Instalações, que integra a área de conhecimento de Segurança e Saúde. Os alunos vão desenvolver a capacidade de reconhecer riscos em equipamentos e instalações de atmosferas explosivas durante todo o ciclo de operação, atendendo às exigências das Normas Regulamentadoras (NR-10 e NR-20), Portaria Inmetro 179:2010 e regulamentos da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Mais informações estão disponíveis aqui.

Na área de conhecimento de Comercialização & Trading, estão abertas as inscrições para o curso de Básico em Atividades de Downstream em Petróleo e Gás Natural, com início no dia 09 de novembro. A turma é uma porta de entrada para quem quiser uma ampla visão gerencial sobre as atividades do segmento de Dowsntream no Brasil, apresentando o contexto do setor dentro da cadeira produtiva de petróleo e gás, na perspectiva da transição energética para uma matriz mais diversificada e as oportunidades relacionadas ao mercado internacional. Mais informações estão disponíveis aqui.

Na mesma área, a turma de Aspectos Operacionais da Comercialização, Importação e Exportação de Petróleo e Seus Derivados tem início em 1º de dezembro. O conteúdo programático oferece ao aluno conhecimentos teóricos e práticos das atividades relativas às operações físicas de compra e venda de cargas de petróleo e derivados, tais como: transporte, carga e descarga, contratos e documentos de importação e exportação, pagamentos internacionais, controle de estadias, medição e perdas, além de noções de comercialização, refino, trading, valor de realização e qualidade dos combustíveis. Mais informações estão disponíveis aqui.

A Escola de Mid & Downstream

A escola de Midstream e Downstream UnIBP apresenta a cadeia comercial de petróleo e gás destacando a importância da maximização da comercialização de derivados no mercado nacional e internacional, o conhecimento do ambiente regulatório e o aprimoramento legislatório que impacta o negócio, além da capacidade logística que influencia diretamente o desenvolvimento competitivo do setor e, consequentemente, da economia brasileira.