Notícias

A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) abriu turma para três cursos da sua Escola de E&P em outubro: Informação sobre Bombas e Inspeção em Caldeiras. As turmas serão ministradas na modalidade de ensino a distância (EaD), com transmissões ao vivo. Associados IBP têm até 20% de desconto nas inscrições.

No dia 06, começam as aulas de Informação sobre Bombas, com a carga horária de 40h. Voltado para engenheiros e técnicos envolvidos com atividades de projeto, operação e manutenção de bombas, o curso apresenta aspectos fundamentais para o profissional que atuará nas diversas etapas envolvidas na vida útil do equipamento. O aluno terá uma imersão conceitual nos pontos críticos para o sucesso de cada etapa, permeado por estudos de casos reais e aplicações práticas. Um dos destaques do programa é o capítulo de bombas centrífugas. Mais informações estão disponíveis aqui.

No dia 19, tem início o curso de Inspeção em Caldeiras, que tem a duração de 32h. As lições têm o objetivo de transmitir conhecimentos básicos sobre o tratamento da água de alimentação das caldeiras nas instalações industriais, calibração de válvulas de controle, normalização aplicada à segurança, meio ambiente, projeto e manutenção. O programa também oferece exercícios práticos de análise de falhas, registros de inspeção e aborda os tópicos da NR-13 pertinentes à atividade.

Os alunos participarão de discussões de casos reais, associados a acidentes envolvendo caldeiras, suas causas e aprendizados, bem como a normalização aplicada à segurança, meio ambiente, inspeção, manutenção e projeto do equipamento. Mais infomações estão disponíveis aqui.

A Escola de Exploração & Produção

A Escola de E&P da UnIBP constrói as bases para a compreensão do potencial multiplicador da indústria petróleo e gás, considerando a cadeia de valor das fases de exploração e produção, os aspectos legais e regulatórios relevantes para o desenvolvimento do setor, a qualidade e segurança das atividades por meio dos processos de licenciamento ambiental e a garantia de uma indústria competitiva e sustentável amparada por modelos mais simples de conteúdo local.