Notícias

Comitê de Diversidade promoverá mais sete debates ao vivo e online, até dezembro, com líderes da indústria de O&G

 

A importância da liderança das mulheres nas empresas de petróleo  & gás está no foco do Programa de Mentoria Feminina do IBP, lançado em 2019 pelo Comitê de Diversidade do Instituto. E também é o eixo central da série de webinares que estreou ontem (28.05), com o tema “Equidade de Gênero: Mitos & Verdades”.

Com participação especial de Clarissa Lins, presidente do IBP, o encontro ao vivo e online foi conduzido por Cristina Pinho, secretária-geral do instituto, e  Ana Zambelli, coordenadora do Comitê de Diversidade.

Na abertura, Clarissa Lins – primeira mulher na presidência do IBP – disse que a crise da Covid-19 mostrou que lideranças femininas, como a chanceler Angela Merkel (Alemanha) e a primeira-ministra Jacinda Ardern (Nova Zelândia), vêm se destacando no enfrentamento da pandemia. “Elas são exemplos inspiradores num momento desafiador para países, empresas e famílias. Tanto na sociedade quanto na indústria do petróleo, há espaço para que mulheres fortes, comprometidas, tracem seu caminho”.

Em seguida, as participantes mencionaram estudos científicos sobre diferenças morfológicas entre os cérebros de homens e mulheres, e sua relação com processos de decisão e habilidades específicas.  Alguns resultados se basearam em convenções culturais, que naturalizadas podem se tornar barreiras e “sabotadores” inconscientes de lideranças femininas. “É preciso se posicionar, dar um passo de cada vez e ter coragem de tentar, apesar do medo”, afirmou Ana Zambelli, após exibir vídeos sobre atitudes de superação desses bloqueios.

A interação com o público, por meio de perguntas abertas às participantes, envolveu várias questões, como barreiras profissionais, estigmas e ruídos de relacionamento, tendências para escolha de cargos-chaves nas empresas, políticas de equidade e ações afirmativas, o papel do homem na promoção feminina, reconhecimento e autoconfiança, entre outras.

“Rotular pessoas é limitar a riqueza que a diversidade pode trazer para a sociedade e os ambientes profissionais. Seja quem você é”, concluiu Cristina Pinho. Já para Ana Zambelli, “não existe lado de homem e lado de mulher. Estamos todos do mesmo lado, de uma indústria mais inclusiva e diversa. Queremos mais talentos, líderes que inspirem, independente de gênero”.

A previsão é que mais sete temas sejam tratados nesse formato em 2020, mensalmente, em datas a confirmar: Liderança: Estilos & Características, Autorreflexão: Capacidades e Aptidões, Valores & Comportamentos Femininos – Parte I, Valores & Comportamentos Femininos – Parte II, Crises: Liderança em momentos difíceis, Alinhamento de Liderança: Empresa & Indivíduo e Autorreflexão: Fortalecendo e desenvolvendo capacidades e aptidões.