Notícias

Durante o painel “Eólica offshore brasileira na matriz de energia” na Offshore Technology Conference (OTC 2023), maior feira do setor de óleo e gás do mundo que ocorre em Houston (EUA), especialistas e lideranças de empresas brasileiras reforçaram a necessidade de aumentar a geração de energia pelo vento em alto mar — a eólica offshore. Um mercado que deve atrair US$ 1 trilhão em investimentos globais na próxima década, segundo a consultoria Wood Mackenzie.

O Brasil tem um potencial de geração de 700 GW em eólicas offshore, em produção com profundidade de até 50 metros, o equivalente a 50 usinas hidrelétricas como a de Itaipu. Atualmente há cerca de 177 GW em projetos de eólica offshore com processo de licenciamento ambiental no país, o que mostra o interesse do mercado em desenvolver a energia aqui. Cada 1 GW de geração de energia eólica offshore pode criar até 14.600 postos de trabalho na cadeia produtiva do segmento, de acordo com um estudo dinamarquês.

“Esse é um novo segmento global que encontra no Brasil perspectivas favoráveis do ponto de vista de infraestrutura, capacidade técnica e estabilidade jurídico-regulatória. O ambiente no Brasil para o avanço das eólicas offshore é um dos mais atrativos do mundo”, disse Fernanda Delgado, diretora-executiva corporativa do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP), na OTC.

Para Fernanda Scoponi, gerente de desenvolvimento de negócios em eólica offshore da TotalEnergies no Brasil, o país precisa construir um arcabouço regulatório. “Um dos desafios é o aspecto regulatório, com a constituição dos primeiros leilões, com critérios técnicos e econômicos. Do ponto de vista empresarial, a estabilidade das regras incentiva o investimento, com competitividade entre os players”.

O Brasil discute a criação de um arcabouço regulatório para o segmento. Atualmente, o Projeto de Lei 576/2021 que trata do tema, está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Acesse aqui nossas redes sociais e acompanhe a cobertura que o IBP realizou.

OTC Brasil 2023

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e pela Offshore Technology Conference (OTC), o evento será realizado entre 24 e 26 de outubro de 2023, na Expomag, no Rio de Janeiro.