Notícias

Apesar dos benefícios fiscais promovidos pela Lei Rouanet e outros incentivos para cultura e esporte, as empresas da indústria de petróleo e gás ainda investem pouco na formatação de projetos. A opinião é do membro da comissão de Responsabilidade Social do IBP, Luiz Fernando Rodrigues, que participou da primeira edição do painel Incentivos Fiscais nos Projetos do Setor de Petróleo, na última quinta-feira, 22, no Rio de Janeiro.

Segundo o especialista, apesar da Lei Rouanet movimentar por ano cerca de R$ 1 bilhão, 60% desses recursos é originário de empresas estatais. “Somente 30% dos projetos aprovados captam recursos para cultura e esporte”, afirmou Rodrigues, ressaltando ainda o momento de crise: ”A atual crise já está afetando o mercado cultural com forte redução dos valores dos patrocínios, cuja situação deve ser agravada”, opinou.

Para combater o cenário de desconhecimento e incentivar o investimento, a FIRJAN, em parceria com o SESI, lançou o Manual das Leis de Incentivo – Estratégias de Investimento Social, apresentado durante o evento. Além da listagem das leis federais e estaduais, o documento contém um glossário e informações sobre outros investimentos sociais. “Na experiência da Assessoria de Responsabilidade Social, vemos um crescimento no número de projetos submetidos, mas não necessariamente no número dos projetos que foram efetivamente implementados”, explicou a coordenadora de Desenvolvimento de Projetos da FIRJAN, Eliane Damasceno.

Outras palestras também marcaram a manhã de debates. O sócio do Escritório Mattos Filhos Advogados, Leonardo Homsy, falou sobre a utilização do REPETRO para a Atração de Investimentos e Métodos de Controle. Tiara Bicalho, gerente de inovação da Inventta+BGI, falou sobre as oportunidades para as empresas com a Lei do Bem, além de apresentar o manifesto da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) contra a suspensão da lei prevista para 2016.

Acesse a galeria de fotos do evento e faça o download das palestras.

Confira abaixo o vídeo do evento: