Notícias

UKTI_1
Rosângela Nucara, do IBP

A expertise brasileira na indústria de óleo e gás, o potencial geológico do Brasil, bem como as oportunidades trazidas pelas mudanças regulatórias do setor – em discussão no Congresso Nacional, foram alguns dos temas que o IBP compartilhou com mais de mil executivos de empresas britânicas durante a Missão Comercial de O&G para o Reino Unido, que terminou no dia 25 de junho.

Em uma semana de apresentações em eventos, seminários e visitas às sedes de companhias do Reino Unido interessadas no mercado brasileiro como um todo, o IBP esteve presente em três importantes cidades do país: Liverpool, Durham e Londres, levando informações sobre a indústria, seus desafios e perspectivas em curto e longo prazo.

A representante do IBP na missão, a gerente executiva de Relações Institucionais, Rosângela Nucara, ressaltou que a missão foi uma oportunidade de atrair novos investimentos e parceiros para o setor de óleo e gás. “ Estamos discutindo temas que vão trazer mudanças importantes para a indústria, como o fim do operador único e a política de conteúdo local. Compartilhar essas informações com um importante polo de negócios como é o Reino Unido é fundamental para atrair novas empresas para o nosso país”, explicou.

Promovida pelo UK Trade Investment (UKTI), a missão também levou para o Reino Unido empresas do setor naval e de petróleo, como Gran Energia, Petro Rio, Forship e Enaval. Além do Brasil, países como México, Azerbaijão, Kazaquistão também compartilharam panorama de suas indústrias.

Incentivo à exportação de negócios
Um dos pontos chave da missão foi o encontro do IBP com o United Kingdom Export Finance Department (UKEF), órgão do governo britânico criado para apoiar empresas, instituições governamentais, entre outros, no financiamento de negócios com fornecedores britânicos. Só no Brasil, O UKEF investiu US$ 600 milhões nas linhas de crédito e exploração de petróleo e gás da Petrobras. O departamento atende mais de 200 países ao redor do mundo, tendo disponibilizado cerca de £ 50 bilhões em crédito total para exportações. O IBP juntamente com o consulado britânico, está organizando a vinda do órgão para uma apresentação a potenciais clientes no Brasil.