Notícias

Considerado um dos eventos técnicos mais importantes na indústria do gás natural no mundo, o International Gas Union Research Conference (IGRC) será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 24 e 26 de maio. O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar a edição de 2007 do Congresso, que é promovido a cada três anos, pela International Gas Union. Aqui, ele terá a organização do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).

edição de 2017 do IGRC tem como tema “Gás Natural: catalisando o Futuro”. Durante três dias, o evento abordará o papel estratégico da tecnologia no desenvolvimento do mercado de gás. A programação conta com plenárias, apresentação de trabalhos técnicos em sessões pôster. Ao todo, serão oito sessões orais e 4 plenárias, onde serão discutidos assuntos relacionados à produção e exploração, transporte de gás, distribuição, utilização de gás industrial, clima e meio ambiente, entre outros. Ministrarão as palestras os principais nomes do mercado nacional e de países como França, Irã, Alemanha e Estados Unidos.

Para as apresentações de trabalhos técnicos, foram inscritos 570 abstracts, de autores de 25 países. Destes, 429 foram selecionados para o evento. O Irã foi o país com o maior número de trabalhos aprovados (197), seguido do Brasil (44). Logo depois vem a Rússia, com 31 trabalhos e a França com 30. Transmissão e distribuição de gás foi o assunto com o maior número de trabalhos inscritos: 136 no total. Os temas exploração e produção, clima e meio ambiente somam 66 e 54 trabalhos, respectivamente.