Notícias

Um dos eventos técnicos mais importantes da indústria do gás natural no mundo, o International Gas Union Research Conference (IGRC) será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 24 e 26 de maio. O Riocentro, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para sediar a edição de 2017 do Congresso, que é promovido a cada três anos, pela International Gas Union (IGU). Aqui, ele será organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).

A edição de 2017 do IGRC tem como tema “Gás Natural: catalisando o Futuro”. De amanhã até a próxima sexta-feira, o evento abordará o papel estratégico da tecnologia no desenvolvimento do mercado de gás. 

A programação contempla plenárias, apresentação de trabalhos técnicos em sessões orais e pôster, além de visitas técnicas. Ao todo, serão oito sessões orais e quatro plenárias, onde serão discutidos assuntos relacionados à produção e exploração, transporte de gás, distribuição, utilização de gás industrial, clima e meio ambiente, entre outros.

Ministrarão as palestras no evento os principais nomes do mercado nacional e de países como França, Irã, Alemanha e Estados Unidos. Estão confirmadas as presenças do secretário geral do IBP, Milton Costa Filho; do presidente do IGU, David Carroll; do diretor de tecnologia da Engie, Raphael Schoentgen; do superintendente geral de projetos da EPE, Thiago Barral, entre outros executivos e especialistas do setor.

Para as apresentações de trabalhos técnicos, foram inscritas 555 sinopses, de autores de 27 países. Destes, 415 foram aprovados. O Irã foi o país com o maior número de trabalhos enviados (294), seguido do Brasil (52). Logo depois vem a Rússia, com 35 trabalhos e a França com 32. Transmissão e distribuição de gás foi o assunto com o maior número de trabalhos inscritos: 84 no total. Os temas exploração e produção, clima e meio ambiente somam 34 e 30 trabalhos, respectivamente. 

Para o Secretário Executivo de Gás Natural do IBP, Luiz Costamilan, a organização deste evento no Brasil reconhece o país como um mercado de elevado crescimento na área de gás natural. “O mundo elegeu o gás natural como o combustível de transição imprescindível para uma nova economia, onde as fontes renováveis terão papel de impacto significativo, principalmente para geração de eletricidade. Por isso, o evento será uma excelente oportunidade para discussão de temas voltados à inserção nesta nova realidade. Estamos vivendo um momento desafiador”.