Notícias

A cultura da inovação e um ecossistema que fomente o crescimento de empresas em um ambiente colaborativo e incentivador do desenvolvimento de PD&I são peças fundamentais para permitir a redução de custos na implementação de tecnologias, além do aumento da competitividade e segurança operacional nas atividades da indústria de O&G. Esse vai ser o cenário da próxima edição da TechTerça, realizada em parceria com o ECOA PUC-Rio, no dia 30 de março, às 18h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Moderado por Armando Cavanha, Consultor Acadêmico da PUC- Rio, e Melissa Fernandez, Gerente de T&I do IBP, o encontro também vai abordar as ações que a indústria vêm realizando por meio do Instituto. Participam da programação ainda Ricardo Marquini, Líder de Parcerias em P&D da Total e Coordenador da Comissão de T&I do IBP, além de Patrícia Graboswky, Head de Inovação da Subsea7, e Ricardo Ramos, Consultor de Open Innovation da Petrobras.

T&I e o jovem profissional

A última edição da TECHTerça em parceria com o ECOA PUC-Rio ocorre na próxima quinta-feira, dia 1º de abril, às 18h, e será dedicada ao público jovem. Será discutido o papel das novas gerações no desenvolvimento de novas tecnologias e de iniciativas inovadoras e como a academia está preparando os estudantes para o futuro da transição do setor.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Tecnologia para o setor de O&G

As duas últimas edições da TECHTerça avaliaram o cenário de tecnologia no setor de óleo e gás e destacaram o que vem sendo desenvolvido no âmbito dos grupos de trabalho do IBP.

No dia 23 de março, o debate girou em torno de como os participantes se mobilizam para desenvolver sistemas e plataformas seguras de transferência de informações em todos os elos da cadeia no Brasil. A cybersegurança se torna uma prioridade em um período de elevado volume de dados para análise, armazenamento e transmissões com aplicação de ferramentas de big data e analytics, além de constante monitoramento contra ameaças e ataques.

Participaram do debate Ricardo Marquini, Líder de Parcerias em P&D da Total e Coordenador da Comissão de T&I do IBP, além de Edilbert Silva, Gerente de TI da BP, e Guilherme Neves, Diretor de Segurança Cibernética da ISA. Assista à conversa na íntegra aqui.

Já no dia 09 de março, o evento deu destaque ao posicionamento e ao fortalecimento do segmento de petróleo e gás (O&G) diante dos desafios da transformação digital, com destaque para a convergência de infraestrutura de tecnologia da informação (TI) com redes de tecnologia operacional (OT), além da relevância da Internet de Quinta Geração – 5G.

Contou com as presenças de Ricardo Marquini, Líder de Parcerias em P&D da Total e Coordenador da Comissão de T&I do IBP, além de Victor Venâncio, Head de Transformação Digital do IHM Stefanini Group, e Vinícius Gusmão, Coordenador de Telecomunicações da Petrobras. A transmissão está disponível aqui.

Serviço: TECHTerça em parceria com ECOA PUC-Rio:

Tema: Inovação para o setor de O&G – Ações discutidas no IBP

Data: 30 de março

Horário: 18h

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.