Notícias

O engenheiro Eberaldo de Almeida Neto foi escolhido como o novo presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). O executivo, que trabalhou por mais de 30 anos em cargos de liderança na Petrobras, teve sua indicação aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (17.05) pelo Conselho de Administração da entidade, após seu nome ser recomendado pelo Comitê de Nomeação do instituto. Seu mandato terá duração de dois anos e começa no próximo mês.

O executivo assume a entidade diante dos desafios da abertura dos mercados de refino e gás natural e do cenário global de incertezas no segmento de E&P, reflexo da crise provocada pela pandemia.

Na agenda do setor, estão ainda necessidade de avanços regulatórios nas áreas de downstream, E&P e gás natural e o novo posicionamento da indústria de óleo e gás frente à transição para uma economia de baixo carbono, alinhado com as metas do Acordo de Paris, e a inserção cada vez maior do IBP e de suas associadas nos temas da Agenda ESG.

Almeida Neto atuou na Petrobras por 34 anos e alcançou postos de liderança como gerente e diretor, com destaque para sua atuação na área de E&P, onde chegou a Gerente Geral da Unidade de Operações Rio (UO-Rio), responsável pelos campos de águas profundas na Bacia de Campos. Em 2016, assumiu a Gerência Executiva de Suprimento de Bens e Serviços, responsável por todas as contratações da empresa. Seu último cargo na companhia foi o de Diretor Executivo de Assuntos Corporativos, função que exerceu até maio de 2020. Ele substituirá Clarissa Lins, que comandou o IBP por quase dois anos e deixou a presidência no último dia 31 de março.

O executivo é engenheiro elétrico e eletrônico com formação pela UFRJ. Concluiu um MBA em Gestão Empresarial Avançada pela COPPEAD. Ainda cursou o Advanced Management Program pela IESE Business School (University of Navarra – Espanha).