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A Petrobras está liderando uma iniciativa setorial, envolvendo dez empresas do setor de óleo e gás reunidas no Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), para ampliar o alcance do seu programa social de acesso ao gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo – GLP). A iniciativa será operacionalizada por quatro instituições sem fins lucrativos que possuem histórico de campanhas de distribuição de doações e têm capilaridade nacional. Além de participar da iniciativa setorial, essas instituições serão também parceiras da Petrobras para a distribuição do GLP para famílias vulneráveis de todas as regiões do país.

Nesta sexta-feira (18/2), foi realizada cerimônia na sede IBP, no Rio de Janeiro, para marcar a parceria entre as empresas e as instituições participantes. A iniciativa setorial faz parte de uma série de ações que a Petrobras está realizando no âmbito do seu programa social de acesso ao gás de cozinha, para o qual irá destinar R$ 300 milhões até o fim desse ano, beneficiando mais de 4 milhões de pessoas.

A iniciativa envolve as empresas Baker Hughes, Enauta, GNA – Gás Natural Açu, Infotec Brasil, PetroRio, Repsol Sinopec Brasil, Schlumberger, Subsea 7, TechnipFMC e Vibra, que indicaram cerca de 20 projetos socioambientais apoiados por elas e que atuam em municípios e áreas de interesse comum da Petrobras e demais empresas do setor de óleo e gás. O objetivo é beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade participantes desses projetos, ampliando a capilaridade do programa social de doação de gás de cozinha. Dessa forma, além de já terem acesso a ações de educação, geração de renda e atividades esportivas e culturais continuadas, cerca de sete mil famílias irão também receber cinco auxílios, na forma de voucher, fornecidos pela Petrobras, cada um no valor de até R$ 102, para compra do GLP durante o ano de 2022.

Também como parte do seu programa de acesso ao gás de cozinha, a Petrobras fechou parceria com quatro instituições sem fins lucrativos com abrangência nacional. São a Ação da Cidadania, Central Única das Favelas (Cufa), Gerando Falcões e Movimento União BR. Elas irão distribuir o auxílio para outras cerca de 270 mil famílias ao longo desse ano, contemplando as cinco regiões do país e beneficiando mais de 1 milhão de pessoas, com até cinco entregas por família. As instituições foram convidadas pela Petrobras para participar do programa em função do histórico de execução de campanhas de distribuição nacional e por possuírem capilaridade e capacidade operacional, além de mecanismos de compliance estabelecidos.

“É motivo de grande orgulho ver todas essas pessoas, instituições, empresas e organizações do terceiro setor mobilizadas, trabalhando em rede, para materializar a entrega de um produto tão essencial para pessoas em situação de vulnerabilidade: o gás de cozinha”, disse Silva e Luna. “Cada um dos atores agrega suas características e recursos que, somados, são capazes de tirar do papel tudo aquilo que pretendemos fazer.  É um ganho de escala exponencial para fazer chegar, com oportunidade, o que é necessário a quem mais precisa”, afirmou o presidente da Petrobras.

“O IBP se sente honrado em servir como o veículo catalisador desta importante ação patrocinada por suas associadas. A missão do Instituto cita o reconhecimento da sociedade como importante medida do seu trabalho e o momento requer uma especial atenção para os mais necessitados. Tomara que esta jornada sirva à criação de muitas outras tão significativas quanto”, ressalta o presidente do IBP, Eberaldo de Almeida Neto.

Outras linhas de atuação

Além da parceria com empresas do setor e instituições sem fins lucrativos com capilaridade nacional, a Petrobras desenvolve outras linhas de atuação em seu programa social de acesso ao gás de cozinha. As ações somam R$ 300 milhões e irão beneficiar mais de 4 milhões de pessoas, direta e indiretamente, até o fim desse ano. Elas envolvem a doação de auxílios para compra de gás de cozinha e de cestas básicas para famílias que vivem em comunidades no entorno das unidades operacionais, em conjunto com instituições parcerias da companhia em projetos socioambientais; a entrega de auxílios para aquisição de GLP para famílias beneficiadas pela campanha solidária “Brasileiros pelo Brasil”, por meio de parceria entre a Petrobras e a Fundação Banco do Brasil; e a doação para a compra do gás de cozinha para instituição sem fins lucrativos que fornece alimentação para pessoas em situação de rua de grandes centros urbanos.