Notícias

O digital pode revolucionar toda a cadeia da indústria de petróleo e gás. Foi o que disse Francesco Fazio, consultor da Deloitte/Doblin nesta segunda-feira (21), no primeiro dia O&G TechWeek — evento brasileiro pioneiro promovido pelo setor focado em tecnologia e tendências para o futuro do setor de óleo e gás, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Para o consultor, dados são o novo petróleo, mas é preciso resistir à tentação de começar a mudança diretamente por eles.

“A inovação é uma jornada na qual primeiro é preciso mudar a maneira de pensar e o comportamento da empresa, depois focar e finalmente chegar à tecnologia”, afirmou. Fazio disse que as empresas do setor de petróleo e gás ainda têm uma baixa maturidade tecnológica. Hoje, o setor pode capturar US$ 1,6 trilhão com a transformação digital, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Para Jorge Camargo, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a indústria não vai poder mais se dar ao luxo de ser conservadora. “As empresas vitoriosas nesse novo contexto serão as que enxergarem mais longe os novos rumos da tecnologia e que tiverem a coragem de abraçar essa tecnologia.”

“Hoje há empresas de táxi sem táxi, de livros sem livrarias e empresas tradicionais que acabaram”, afirma Hugo Repsold, diretor-executivo de assuntos corporativos da Petrobras. Ele afirmou que a tecnologia está criando novas oportunidades, e as empresas que não embarcarem nelas ficarão para trás. “Não existe a transformação digital por si só, existe ganhar eficiência, valor, segurança, redução no impacto ao meio ambiente, existe tornar as coisas melhores.”

Cesar Taurion, da Kick Ventures, lembrou que nosso pensamento é linear e tendemos a ver o futuro assim. Mas hoje a evolução é exponencial, as inovações chegam de forma caótica. Jesus Pacheco, da Siemens, diz que a digitalização significa mudar a forma como as empresas trabalham não só internamente, mas também com fornecedores e consumidores.”

Roberto Murilo Carvalho de Souza, CIO da Petrobras lembrou que tudo isso deve vir junto com a segurança da informação. Sobre o assunto, Jochanan Sommerfeld, CEO da Comsec, afirmou que é preciso considerar o fator humano, pois hoje há falta de especialistas e de conscientização sobre o assunto.

“A inovação precisa permear todas as áreas”, disse Luis Liguori, CTO da IBM.

A O&G TechWeek continua até sexta-feira (25) e é patrocinado por Petrobras, Governo Federal, Repsol Sinopec Brasil, Shell Global Solutions, Aker Solutions e Deloitte.