Notícias

O IBP vai reunir, no próximo dia 05, na sede no Instituto, no Rio de Janeiro, representantes de empresas do setor petróleo e automotivo, entidades governamentais e organizações internacionais, para discutir as perspectivas para a inserção do diesel renovável na matriz energética e seus desdobramentos técnicos e regulatórios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por aqui.

O workshop ocorre no contexto em que o diesel renovável surge como alternativa complementar ao biodiesel, não apenas pela menor emissão de poluentes, o que iria ao encontro das metas do Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio), mas também pela performance diferenciada em motores.

Programação

A programação tem início com as perspectivas para o uso de diesel renovável na matriz brasileira. José Mauro Ferreira Coelho, Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, vai abordar a importância do produto para o planejamento energético brasileiro, enquanto Daniel Furlan, da ABIOVE, vai trazer o ponto de vista de um fornecedor de óleo vegetal e Nilton Shiraiwa, da Mercedes Benz, vai tratar os aspectos técnicos e impactos da utilização desse combustível em motores.

Já o segundo painel vai apresentar um comparativo sobre os avanços na produção do diesel renovável, que ainda não é feita no Brasil. O debate contará com a participação de Larissa Perotta, da AXENS Solutions, de Dayne Delahoussaye, da NESTE, de Erasmo Batistella, do ECB Group e de Ricardo Pinto, da Petrobras, que vão trazer as perspectivas europeia, norte-americana e latino-americana, respectivamente.

Por fim, o último debate abordará os aspectos regulatórios inerentes à produção e comercialização do combustível. Além da moderação de Aurélio Amaral, Diretor da ANP, também estarão presentes Larissa Perotta e Dayne Delahoussaye.

SERVIÇO:

Workshop de Diesel Renovável

Data: 05/08/19

Horário: Das 13h às 18h30

Local: Sede do IBP – 26º andar

Endereço: Avenida Almirante Barroso, 52, Centro – Rio de Janeiro, RJ.