Notícias

Em comemoração ao Dia Nacional da Inovação – celebrado em 19 de outubro -, o IBP reuniu suas principais publicações sobre a temática de Tecnologia e Inovação para quem quiser entender seu impacto dentro do setor de O&G.

Confira abaixo:

1. A Importância do 5G para a Indústria do Petróleo

A publicação explica o que é o 5G, mostra como o seu uso possibilita oportunidades que potencializam a implantação das novas tecnologias digitais e exemplifica os impactos socioeconômicos globais esperados no mundo com a nova tecnologia. Além disso, o guia explica o impacto do 5G na indústria de O&G, mostrando sua aplicação e suas oportunidades no setor.

Baixe aqui o guia.

 

2. Cartilha de Boas Práticas para Empresas do Setor de Óleo E Gás e Parceiros Tecnológicos em Projetos de PD&I

Lançado durante a Rio Oil & Gas 2022, o material tem o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados nos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), implementados de acordo com as cláusulas de P&D dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural da Agência Natural do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Baixe aqui a cartilha.

 

3. Guia de Mapeamento do Processo de Transferência de Dados

Organizado em três partes, o material tem objetivo de apresentar resultados de um estudo sobre melhorias processuais, padronizações e utilização de novas tecnologias na gestão da troca de informações entre as empresas do mercado de petróleo e gás, bem como na troca entre essas empresas e os órgãos reguladores.

Baixe aqui o guia.

 

4. Guia de Convergência OT-IT

A publicação tem o objetivo de ser um norteador para implementação da integração entre Tecnologia Operacional (OT) e Tecnologia da Informação (IT) no contexto da transformação digital. Ela explica terminologias, esquematiza a estratégia por trás da integração, se aprofunda na convergência OT-IT no contexto da transformação digital e explica o framework de execução da transformação digital, além de trazer outros detalhes sobre a arquitetura integrada.

Baixe aqui o guia.

 

5. Maturidade digital na indústria de óleo e gás no Brasil

O relatório apresenta uma série de percepções de, aproximadamente, 50 organizações que participaram da pesquisa ao longo de duas fases: questionário eletrônico e entrevistas em profundidade. Resumidamente, o estudo aponta que a transformação digital já está em curso nas organizações do setor, é compreendida como relevante e está avançada em determinadas ferramentas e tecnologias. Ainda assim, existem desafios e barreiras significativas a serem superadas.

Baixe aqui a pesquisa.

 

6. ABC de Tecnologia e Inovação

Você sabe o que são termos como “Blockchain”, “Scale Up” e “Smart Building”? A gente te ajuda!

Pensando em alguns dos principais termos de Tecnologia e Inovação, o IBP montou elaborou um glossário de expressões do segmento.

Acesse aqui o glossário.