Notícias

Processos de ponta para mitigar emissões desse gás de efeito estufa na indústria de O&G envolvem novos materiais e processos integrados

A indústria de óleo & gás e as universidades brasileiras já desenvolvem parcerias, novos produtos e processos pioneiros para viabilizar a captura de CO₂ em suas atividades, numa perspectiva de transição energética para uma economia global de baixo carbono. Esses desafios foram o tema do segundo webinar do “Fórum Online de CO₂”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) nesta terça-feira (27.10), às 18h.

Moderado por Jussara Miranda, professora do Instituto de Química da UFRJ, o painel virtual reuniu dois especialistas com experiência dentro e fora do meio acadêmico: Cristiano Piacsek Borges, D.Sc em Engenharia Química da PAM Membranas (COPPE/UFRJ); e Gustavo Moure, consultor sênior da Petrobras/Cenpes.

O professor Cristiano Borges falou sobre um case de pesquisa nacional que usa membranas poliméricas separadoras de gases por permeação, desenvolvido na UFRJ numa interface com empresas de energia, e que gerou como spin off a criação de uma empresa. A tecnologia, com vantagens de facilidade operacional, de escalonamento e footprint reduzido, tem diversas aplicações na indústria de E&P, como na remoção do CO₂ do gás natural produzido em atividades offshore e de gases de combustão.

Já a apresentação do consultor Gustavo Moure abordou o tema “Captura de CO₂ de Unidades de Craqueamento Catalítico Fluidizado (FCC) em Refinarias”, tomando como exemplo um projeto piloto de larga escala desenvolvido pela Petrobras na SIX, no Paraná. Esse tipo de emissão responde por 10% do total da empresa e 28% apenas nas atividades de refino. A tecnologia utiliza as opções de pós-combustão e oxi-combustão e considerou fatores técnicos e economicidade. Segundo ele, os resultados indicam viabilidade industrial da oxi-combustão, com algumas adaptações no compressor de reciclo para operações de longa duração.

Serão mais quatro webinars semanais até 24 de novembro, sempre às terças feiras, às 18h, com especialistas nacionais e internacionais, em painéis que abordarão inovação, tendências sustentáveis, estudos e soluções tecnológicas em torno das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global oriundo das emissões de gases de efeito estufa na atmosféricas, inclusive transformando o CO₂ em outros usos, como nova fonte de energia elétrica.

O próximo webinar do “Fórum de CO₂” do IBP, em 03 de novembro, abordará o tema “Utilização: Química e Física (EOR) do CO₂”. A inscrição é gratuita e a programação completa está disponível aqui.

Os dois webinars anteriores estão disponíveis no canal do IBP no Youtube.