Notícias

A área de conhecimento de Inspeção de Equipamentos da UnIBP, Universidade Setorial de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, está com inscrições abertas para as novas turmas dos cursos Norma Regulamentadora de Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques de Armazenamento – NR 13 e Formação de Auditores Internos de SPIE. As aulas estão previstas para novembro durante os dias 04 a 08/11 e 24 a, 29/11 respectivamente.

Os interessados podem se inscrever no site da UnIBP. Associados do IBP possuem desconto no valor da inscrição.

O IBP é acreditado pelo Inmetro para atuar como certificador de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE), o que permite que a indústria opere sem comprometer os níveis de segurança. Para obter a Certificação SPIE, as empresas têm de seguir os requisitos regulamentados pelo Ministério do Trabalho e Inmetro, dentre eles, a NR-13 | Norma Regulamentadora para Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.

 

NR-13

O curso Norma Regulamentadora de Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques de Armazenamento (NR 13) traz uma análise da regulamentação brasileira, abordando seu histórico e suas mais recentes alterações, com destaque para o detalhamento das premissas estabelecidas nos processos de revisão de 1994, 2013, 2017 e 2018.

As inscrições estão disponíveis no site da UnIBP até o dia 1º de novembro.

O aluno irá conhecer as soluções mais práticas para reduzir o custo e o tempo para adequação de sua unidade/empresa a partir das últimas modificações na NR-13, além de entender as aplicações da NR-13 nos processos industriais.

 

Formação de Auditores Internos de SPIE

O programa técnico aborda aspectos básicos de auditoria, aspectos comportamentais, adequação às Portarias INMETRO 537 e 582/2015 e exercícios práticos que simulam uma auditoria de SPIE em uma empresa fictícia.

Os interessados no curso, devem atender aos requisitos do processo seletivo, abaixo listados:

  • Possuir conhecimento sobre a Norma Regulamentadora NR-13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento;
  • Fazer parte do quadro de colaboradores de empresas com SPIE certificado ou em processo de certificação;
  • O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e aguardar o retorno por e-mail a respeito da aprovação;

As inscrições estão disponíveis no site da UnIBP até o dia 11 de novembro .