Notícias

Dutos em geral desempenham um papel fundamental na cadeia logística de óleo e gás, transportando líquidos e gases dos poços produtores ou terminais marítimos para refinarias ou para distribuição de produtos à população. Atividades de inspeção e manutenção dessas estruturas são vitais para a segurança e eficiência operacional, além do uso de técnicas de proteção que previnam os efeitos corrosivos às quais esses equipamentos estão sujeitos.

A capacitação de profissionais para executar inspeções periódicas e manutenção das instalações de dutos terrestres é o objetivo do curso de Inspeção e Manutenção de Sistema de Proteção Catódica de Dutos Terrestres que acontece na sede do IBP, no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 13 de setembro.

Destinado a engenheiros e técnicos que estejam envolvidos em atividades de inspeção e manutenção de instalações, o programa do curso engloba desde conceitos teóricos sobre proteção catódica até as aplicações práticas de inspeções de rotina, com uma aula prática no Centro de Treinamento de Proteção Catódica.

Para o professor do curso e engenheiro de equipamentos da Petrobras, João Paulo Klausing Gevásio, oleodutos e gasodutos de aço estão entre as principais estruturas metálicas que são protegidas com proteção catódica, por terem características construtivas e condições ambientais que contribuem para a aceleração do processo natural de corrosão. Dessa forma, a proteção catódica é uma técnica proteção anticorrosiva muito eficiente que atua na neutralização de todas essas condições adversas.

O bom funcionamento do sistema de proteção catódica depende da segurança e integridade estrutural dos dutos, portanto é importante que as empresas capacitem e certifiquem os profissionais prestadores deste serviço, para garantir que todas as atividades sejam exercidas adequadamente.

As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de setembro e associados do IBP tem desconto. Participe!

Veja o calendário completo dos cursos do IBP.