Notícias

O processo de verificação das instalações que compõem as plantas industriais engloba várias disciplinas da engenharia (elétrica, instrumentação, mecânica, tubulação, dentre outras) e recomenda a realização de testes de conformidade dos sistemas e equipamentos, além de simulações de operação antes do início da operação definitiva.

Na medida em que os projetos na indústria de petróleo são retomados, com a previsão de construção de novas plataformas e FPSOs, existe a necessidade de capacitação profissional para atuar na inspeção, supervisão e/ou coordenação de equipes multidisciplinares durante as fases de construção, montagem e comissionamento de plantas industriais.

Por isso, o IBP em parceria com a USP, abre inscrições para a nova turma do curso de Comissionamento e Partida de Plantas Industriais, que acontece entre os dias 22 e 26 de outubro, no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da USP, em São Paulo.

O curso propõe um panorama de todo processo de planejamento, execução e gerenciamento do comissionamento, abordando os procedimentos e práticas recomendados para os sistemas típicos de uma planta industrial, que podem ser aplicados tanto nos segmentos de upstream como no de downstream.

De acordo com Paulo Dias, coordenador do curso, o comissionamento “é uma atividade de extrema relevância na execução de projetos de sistemas industriais, pois através dos testes e simulações realizados será possível garantir a integridade dos sistemas, das pessoas envolvidas nos processos e a obtenção da excelência operacional da planta industrial em questão”.

Os módulos do curso contemplam conceitos de planejamento e gestão, apresentando ferramentas aplicadas ao processo de comissionamento, considerando suas múltiplas interfaces ao longo da execução de empreendimentos industriais de grande porte em suas diversas fases.

As inscrições já estão disponíveis, e associados do IBP tem desconto. Participe!