Notícias

A UnIBP – Universidade do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – está com inscrições abertas para o curso de PIGs Convencionais e Instrumentados, que acontece nos dias 30 e 31 de maio, na sede do IBP, no Rio de Janeiro.

O curso oferece uma visão abrangente sobre o uso de PIG’s convencionais, para limpeza e separação de fluidos, e PIG’s instrumentados para inspeção em dutos terrestres, abordando vantagens e limitações referentes aos dois mecanismos e como fazer a seleção e aplicação de forma que garanta a integridade dos dutos. O programa também aborda técnicas de inspeção e análise de dados gerados a partir do equipamento.

De acordo com Edgard Souza, professor do curso, os PIG’s representam uma revolução na atividade de inspeção de dutos. “Com a chegada do PIG instrumentado no Brasil, por volta da década de 1980, a eficácia das inspeções melhorou muito. Hoje é inimaginável uma empresa não usar PIG; ele verifica praticamente toda parede do duto, sem maiores esforços, sendo empurrado pelo próprio fluido”, explicou o professor.

Além disso, os PIG’s estão diretamente ligados à segurança de pessoas e preservação do meio ambiente. “É uma tecnologia muito recente, cerca de 40 anos, que está em constante desenvolvimento. A questão tecnológica de corrosão, problemas geotécnicos está muito bem dominada pelas empresas, então hoje dificilmente você tem uma notícia de vazamento de oleoduto, porque com o uso os PIG’s esse problema foi resolvido. A tecnologia resolveu o problema”.

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 29 de maio e associados do IBP tem desconto. Aproveite!