Notícias

Vigente desde a primeira Rodada de Licitações e alvo de discussão no governo quanto a sua atualização, a política de Conteúdo Local será tema de curso promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), na próxima semana. As aulas ocorrerão entre os dias 6 e 8 de julho, das 8h às 17h30, na sede do Instituto no Rio de Janeiro.

A política de Conteúdo Local determina que as operadoras que atuam no país contratem um percentual mínimo de equipamentos com fornecedores nacionais. O não cumprimento dessa regra gera multa, que é aplicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gas e Biocombustíveis (ANP). Recentemente, foi anunciado um novo programa de incentivos para a política, mas há sinalizações de que novos avanços devem ocorrer.

Para explicar do conceito à regulamentação, passando ainda pelos últimos avanços nesta seara, o IBP convidou cinco especialistas para ministrar o curso. São eles a vice coordenadora do Comitê de Conteúdo Local do IBP, Camila Borges; a consultora e especialista em certificação de Conteúdo Local, Thereza Moreira; o professor do curso de MBA em Logística da FGV, Armando Oscar Cavanha; o gerente-executivo de Política Industrial de Exploração e Produção do IBP, Pedro Alem; e o gerente de Conteúdo Local da Petrobras, Edival Dan Junior. Confira o programa técnico.

O curso tem carga horária de 24 horas e oferece material eletrônico aos alunos. As inscrições podem ser feitas na página do curso e custam de 1,2 mil (associados) a 1,5 mil (não associados).