Notícias

A COTEQ 2017 – Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio, terminou com resultados positivos para a comunidade de inspeção e de integridade dos equipamentos no Brasil.

Realizada em parceria pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO), Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a COTEQ, mais uma vez, mostrou-se uma oportunidade ímpar para a atualização técnica, intercâmbio de experiências, troca de ideias e realização de negócios entre empresas, instituições e profissionais nas áreas de Ensaios Não Destrutivos, Inspeção, Integridade de Equipamentos, Corrosão e Pintura, Análise Experimental de Tensões e Comportamento Mecânico dos Materiais.

No momento de dificuldades econômicas e políticas do país, o evento se manteve relevante e teve um impacto forte no ânimo e nas perspectivas de todos os participantes. “Houve uma sinergia entre entidades e profissionais por acreditarem que o evento pode ajudar a manter a comunidade viva e atuante. Empresas, associações, universidades e profissionais participaram ativamente do evento, seja como expositores, patrocinadores ou autores de trabalhos técnicos. A COTEQ também serviu para fortalecer os laços entre as áreas de treinamento, certificações e serviços”, ressaltou Odilon Horta, Gerente de Certificação do IBP.

O IBP e a sua Comissão de Inspeção de Equipamentos tiveram grande participação no evento esse ano, estando à frente das Sessões Especiais sobre Profissional Habilitado/NR-13, que discutiu as alternativas viáveis para a complementação da formação dos engenheiros de inspeção, e sobre Inspeção Não Intrusiva (INI) e Inspeção Baseada em Risco (RBI, em inglês).

O IBP também lançou, no evento, a Trilha de Aprendizagem do Profissional Habilitado (PH) na área de Inspeção e de Equipamentos. Esse programa inédito consiste na capacitação do engenheiro, nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento da operação e da manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no país, à luz da NR-13 do Ministério do Trabalho.

Além disso, o Instituto também patrocinou, com o apoio da sua Comissão de Dutos, o Warm up sobre a Rio Pipeline 2017, abordando a detecção de trincas de corrosão sob tensão (SCC, em inglês) no sistema Dutoviário.

Para o secretário geral do IBP, Milton Costa Filho, “um cenário de novos marcos regulatórios e de maior competitividade para a indústria se torna uma grande oportunidade de avançarmos para um modelo de economia colaborativa, buscando resultados mais eficientes, com as entidades organizadoras do evento integrando-se em uma verdadeira rede de cooperação. É ainda essencial investirmos em inovação e tecnologia, elementos sempre presentes na COTEQ”.

A COTEQ 2017 registrou 893 participantes, 64 palestras, 20 mesas-redondas e painéis, 138 trabalhos técnicos, 3 conferências e 40 expositores.