Notícias

O IBP realizou, na última quarta-feira, 22, em sua sede, no Rio de Janeiro, a primeira reunião do Conselho de Transformação Digital. Criado com o objetivo de garantir um melhor alinhamento das estratégias do instituto com as necessidades da indústria, o comitê vai criar diretrizes e apoiar os grupos de trabalho da Gerência de Tecnologia e Inovação do IBP – Convergência OT (tecnologia operacional) x IT (tecnologia da informação), Dados, Ecossistemas e Cultura da Inovação.

“Nós trouxemos gente que não necessariamente vive o cotidiano da indústria do petróleo, mas vive o cotidiano do mundo da transformação digital na veia”, disse André Clark, presidente da Siemens e conselheiro-presidente do novo comitê. O grupo é composto por profissionais com visão ampliada a respeito de tecnologia para além do setor de energia.

Na reunião, a secretária-geral do IBP, Cristina Pinho, fez uma apresentação sobre o potencial econômico e a relevância da indústria de O&G para o país, a importância da tecnologia para o setor, bem como os desafios do segmento no contexto da transformação digital.

“A transformação digital tem um papel muito importante na transição energética, na luta contra as mudanças climáticas”, defendeu Cristina. “Eu acho que, como um ambiente de gestão do conhecimento e de reflexão, um think tank, é obrigação nossa ajudar essa indústria a fazer esse caminho, nessa transição mais suave, e quebrar alguns preconceitos, que são realmente fortes ainda na nossa indústria”.

O conselho definiu ainda a periodicidade trimestral das reuniões e os tópicos prioritários para o biênio 2020/2021: infraestrutura de Telecom e tecnologia 5G; inteligência artificial, ética, segurança nacional e cyber security; inovação e políticas públicas; futuro do trabalho; tecnologias para descarbonização; além de tecnologia e segurança operacional.

Participaram também da reunião Adyr Tourinho, Brazil Oilfield Equipment Latam Vice-President da BHGE; Vanessa Costa, gerente de portfólio de P&D da Repsol, representando Tamara Garcia, gerente de PD&I da empresa; Anderson Marinho, gerente de TI da Equinor; Raquel Miscow, assistente da diretoria de Transformação Digital da Petrobras, representando Nicolas Simone, diretor de Transformação Digital e Inovação da petroleira; Nivio Ziviani, professor e pesquisador da UFMG; Adriana Moreira, gerente de TI da Shell; e Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson Latam. Também integraram o grupo Lisandro Gaertner, gerente de Comissões e Gestão do Conhecimento do IBP; e Melissa Fernandez, gerente de Tecnologia e Inovação do IBP.

O conselho também conta com a participação de Cristina Palmaka, presidente da SAP; de Tania Consentino, presidente da Microsoft; e de Cleber Morais, diretor da Amazon Web Services Brasil.