Notícias

Arrecadação de royalties, participação dos estados na produção nacional, destaques das Rodadas de Partilha, evolução dos preços e bônus de assinatura pagos no Brasil e no mundo. Esses foram apenas alguns dos destaques dos snapshots – análises de dados gráficos do mercado de petróleo e gás – de 2018, que estão disponíveis gratuitamente no Observatório do Setor.

Criado em 2017, o Observatório tem o objetivo de reunir, em um só lugar, análise e inteligência de dados da indústria, de forma gráfica, objetiva e didática. Além de snapshots, no ambiente virtual, também estão disponíveis análises de textos para discussões e de publicações produzidas pelo IBP, bem como preços e cotações em tempo real do petróleo, do diesel, da gasolina e do gás natural.

Confira, abaixo, os conteúdos mais acessados da série de snapshots, em 2018:

 

1º lugar: Evolução da produção, importação e exportação de petróleo no Brasil: 2005-2018

As exportações de petróleo brasileiras corresponderam a 27% da produção nacional entre 2005-2018. Entretanto, as importações, no mesmo período, corresponderam a 16%, em termos médios. Apesar de ser considerada uma commodity, cada tipo de petróleo tem qualidades distintas e assim torna-se necessária a importação de volumes para compor um blend mais otimizado para cada perfil de refinaria existente no País.  Acesse aqui o gráfico com a evolução dos índices no Brasil.

2º lugar: Participações dos estados na produção de petróleo e LGN

Apesar de a produção do Rio de Janeiro ter crescido nos últimos anos, o estado vem perdendo participação relativa na produção nacional. Por outro lado, o estado de São Paulo vem, gradualmente, aumentando sua participação relativa na produção do setor. Confira aqui a participação dos estados da região na produção de petróleo e de LGN.

3º lugar: Evolução da participação dos estados na produção de gás natural

O Rio de Janeiro é o principal produtor de gás natural, respondendo por praticamente metade da produção nacional, sobretudo em virtude do acentuado crescimento dos últimos anos. O estado de São Paulo também teve crescimento expressivo nos anos recentes e é responsável, atualmente, por 15,5% de toda a produção. Veja aqui a participação de outros estados na produção nacional de gás natural.

4º lugar: Evolução do Plano de Negócios e Gestão Petrobras e preço do petróleo

Há uma certa correlação do preço do Brent com o investimento total planejado nos Planos de Negócios da Petrobras ao longo do tempo. A premissa do preço da commodity é essencial para os cenários de médio e longo prazo que guiam as decisões de investimento. Veja aqui como o Plano de Negócios e Gestão (PNG) Petrobras e o preço do petróleo evoluíram ao longo dos anos.

5º lugar: Arrecadação de royalties e participações especiais em 2016 e 2017

Os royalties acumulados até agosto deste ano cresceram 39% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as participações especiais praticamente se igualaram ao arrecadado nos dois últimos anos somados. Confira aqui o gráfico com a evolução da arrecadação por mês.

Ainda não conhece o Observatório do Setor? Confira aqui as análises, publicações e indicadores do mercado de petróleo, gás e biocombustíveis.