Notícias

A 4ª edição do Congresso Brasileiro de CO2, que acontece nos dias 28 e 29 de junho, no Rio de Janeiro, confirmou mais alguns nomes em sua programação.

A abertura será realizada por Sérgio Margulis, Coordenador da Câmara de Adaptação do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e Pesquisador Sênior do Instituto Internacional para Sustentabilidade e da WayCarbon, que também será palestrante no painel de CO2 e sustentabilidade. Além de Sérgio, Rob Littel, General Manager Gas Separation da Shell, apresenta as perspectivas globais para o tema.

De acordo com Sérgio, as emissões atuais devem ser eficientes e gerar algum tipo de valor (renda), que impacte no melhor índice de PIB possível. Apesar de existirem técnicas de queima e absorção de CO2, essas tecnologias são de alto custo e não possuem ampla disseminação.

“Nos próximos 30 anos ainda vamos depender do petróleo. O grande dilema é como sobreviver com tudo que o homem fez e desenvolveu e, de repente, frear rapidamente. Estamos num momento em que não tem para onde correr se não diminuirmos as emissões, pois passamos do limite.”, afirmou Sérgio.

Já o painel sobre conversão e utilização de CO2 será ministrado por Torsten Schwab, diretor do projeto “Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos” da Cooperação Técnica Alemã (GIZ). O debate também contará com a presença de Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e Sandra Einloft, professora da PUC-RS.

O Congresso Brasileiro de CO2 na Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis tem como objetivo principal promover e debater os aspectos técnicos e científicos associados às emissões de CO2, promovendo a integração entre Indústria, Prestadores de Serviços, Associações, Órgãos Governamentais, Centros de Pesquisa e Universidades.

Conheça a programação completa do Congresso.

Associados do IBP podem se inscrever utilizando descontos especiais para o evento.