Notícias

Por meio da Comissão de Dutos, da Comissão de Inspeção de Equipamentos (ComInsp) e de suas Subcomissões Regionais (GRINSP), o IBP presta homenagem a Pedro Carlos da Silva Telles. Uma das principais referências do país em inspeção de equipamentos, o engenheiro civil faleceu no último sábado, dia 30 de agosto, aos 95 anos.

Com passagens pelo Arsenal da Marinha, Shell e Petrobras, onde trabalhou por 22 anos, ele exerceu, paralelamente, a função de professor. Deu aulas de Equipamentos Industriais na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Tubulações Industriais no curso de pós-graduação da Petrobras, além de ter integrado o corpo docente do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Telles também era autor de 12 livros, sendo metade deles sobre o desenvolvimento da engenharia no Brasil. “O que todos diziam e irão continuar dizendo quando tiverem dúvidas: “Procura no Silva Telles”. Esta é a grande homenagem da comunidade técnica para o nobre engenheiro’”, disse Luís Carlos Greggianin, Coordenador do GRINSP-RS.

Membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Telles também era sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da Academia Brasileira de Engenharia Militar (Abemi), tendo recebido o título de engenheiro eminente pela Associação dos Antigos Alunos da Politécnica da UFRJ. Em reconhecimento à sua atuação pelo desenvolvimento e preservação da história da engenharia nacional, ele ainda recebeu, em 2017, o diploma de Láurea ao Mérito do Crea-RJ.

“Lamentamos profundamente a morte do engenheiro e professor Silva Telles, que, além de grande memorialista da história da engenharia no Brasil, era uma das maiores referências do país em termos de inspeção de equipamentos. Prestamos nossa solidariedade à família neste momento”, afirma Heloísa Cunha, Coordenadora da ComInsp.