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A primeira reunião virtual aberta ao público da Comissão de Responsabilidade Social do IBP celebrou 18 anos de atividade, discutindo com profissionais das empresas associadas ao Instituto, os caminhos percorridos pela sustentabilidade e as perspectivas para o futuro.

O vídeo completo da transmissão da reunião está disponível no canal do IBP no YouTube.

A preparação das empresas para enfrentar os principais desafios de sustentabilidade para o setor de O&G foi debatida por Olinta Cardoso, Gerente Executiva de Responsabilidade Social na Petrobras; Felipe Starling, Gerente Executivo de Relações Externas e Sustentabilidade na Ipiranga; Glauco Paiva, Gerente Executivo de Relações Externas na Shell Brasil Petróleo e Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores.

A discussão sobre o que é sustentabilidade evoluiu ao longo dos anos, passando pela implementação dos primeiros indicadores de sustentatibilidade, pela transformação dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) em Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até chegar aos relatórios de sustentabilidade, considerados peça fundamental de comunicação com os stakeholders e investidores.

 

Os processos sustentáveis na Petrobras

Nesses últimos anos, a Petrobras realizou um trabalho de integração da gestão SMS, trazendo indicadores, monitoramento, plano de ação efetivo e acompanhamento de metas de topo associadas ao SMS. “O acidente na Baía de Guanabara, há 20 anos, foi um grande marco para as mudanças nas práticas ambientais da companhia, pois trouxe a questão ambiental para a estratégia da empresa”, explicou Olinta.

O desafio de implementar todas essas transformações passa pelo estilo de liderança das empresas. O novo líder sustentável, na visão de Olinta, desafia as abordagens tradicionais e pensa as questões ambientais de forma integrada aos resultados do negócio, estabelecendo objetivos ousados e rigorosos de resultado imediato, mas que vão impulsionar as soluções de futuro.

 

A órbita empresarial sustentável na Ipiranga

Garantir um nível de excelência na jornada do consumidor, do fornecedor, do cliente oferecendo bom atendimento faz parte de um ecossistema sustentável de entregar valor para o stakeholder, de acordo com Felipe Starling, Gerente Executivo de Relações Externas e Sustentabilidade na Ipiranga.

No caso da Ipiranga, o compromisso com a mobilidade se traduz na entrega do combustível que o brasileiro usa, seja ele derivado de petróleo, biocombustível ou eletricidade. “Nossa paixão é facilitar o dia a dia das pessoas e, como player da cadeia de downstream, a gente tenta navegar nessas tendências, fomentando a inovação e entendendo como a inovação conversa com a sustentabilidade”, finalizou Felipe Starling.

 

O negócio da sustentabilidade na Shell

Umas das principais armadilhas do tema sustentabilidade é o limitador ambiental, que não traduz o valor da sustentabilidade para o investidor e para a sociedade. Nesse caso, o tema deve ser olhado pela ótica de negócio, de acordo com Glauco Paiva, Gerente Executivo de Relações Externas na Shell Brasil Petróleo.

Outro exemplo importante para a sobrevivência dos negócios é a diversidade. Vários estudos de centros acadêmicos mostram que, se um colaborador precisa esconder sua identidade dentro do ambiente de trabalho, é uma perda de energia que ele poderia aplicar nas atividades do negócio. “Isso revela que a sustentabilidade é um pilar para o negócio”, reforçou o executivo.

 

Histórico da Comissão de Responsabilidade Social do IBP

Criada em 2002 como legado de sucesso da 17ª edição do Congresso Mundial de Petróleo (WPC), que naquele ano adotou o lema “Excelência e Responsabilidade ao Servir a Sociedade”, a Comissão de Responsabilidade Social do IBP tem o compromisso de ouvir as demandas dos stakeholders e promover o encontro com a gestão de projetos da indústria de petróleo e gás no Brasil.

As atividades da comissão são focadas em contribuir para a definição, disseminação e implementação de iniciativas e ferramentas que permitam que as empresas associadas do IBP incorporem conceitos e práticas socialmente responsáveis em suas tomadas de decisão e gestão de seus negócios.