Notícias

A Comissão de Transformação Digital do IBP iniciou seus trabalhos na última quarta-feira, na sede do instituto, no Rio de Janeiro. Criada em novembro de 2018, a comissão tem o objetivo de construir um diagnóstico da indústria de óleo e gás, apoiar estratégias de tecnologia no curto, médio e longo prazo, além de promover oportunidades por meio de compartilhamento de projetos, contribuindo para tornar o segmento “best in class” em performance digital no mundo.

Na primeira reunião de 2019, o grupo – formado inicialmente por representantes das operadoras Chevron, Petrobras, Total, Repsol, Shell e Equinor – recebeu cinco consultorias associadas do IBP – Accenture, BCG, Deloitte, EY e KPMG – para que apresentassem e discutissem cinco tecnologias que, em suas opiniões, são mais promissoras na indústria, com previsão de aplicação no curto e médio prazo. A ideia é que, em um segundo momento, essas instituições participem de debates regulares.

Visando a algumas das preocupações mais comuns no segmento, como a redução do custo do Opex por barril, o aumento da segurança operacional e o incremento de produção, foram apresentados cases que abrangeram desde Advanced Analytics e Big Data até o uso de blockchain para novos modelos de contratos.

Para o coordenador da comissão, Daniel Michilini Carocha, o encontro foi uma oportunidade para identificar não apenas a visão dessas empresas, mas também das grandes operadoras do grupo sobre a transformação digital que está ocorrendo no mundo.

“Saímos daqui com algumas ações a serem feitas. Primeiramente, algumas tecnologias que já estão sendo usadas, que a gente não enxergava, mas que pode estar enxergando nesse momento para trazer para dentro das nossas indústrias e implementar com resultados rápidos”, disse Carocha, Lean Six Sigma Master Black Belt & Digital Leader da Chevron.

Segundo a Gerente de Tecnologia e Inovação do IBP, Melissa Fernandez, a próxima etapa consiste na identificação de empresas de tecnologia e inovação com expertise nas tecnologias mapeadas pelas consultorias, atendendo às demandas das companhias petrolíferas. Dentre as instituições identificadas, serão convocadas para participar da comissão aquelas que foram associadas do instituto.