Notícias

A 4ª edição da Oil & Gas TechWeek, o maior evento de tecnologia voltado para a indústria de petróleo e gás, já tem data para ocorrer: de 26 a 30 de agosto, no Rio de Janeiro. Promovida pelo IBP, a iniciativa traz, em 2019, o lema “Os Impactos da Tecnologia Digital no Futuro da Indústria de Óleo e Gás”, para debater as tendências de aplicação e os principais impactos da transformação digital no setor, desde a indústria 4.0, blockchain e cybersecurity até o 5G.

Uma das novidades da edição ficará por conta da parceria com o Conselho Mundial de Petróleo (WPC), que trará o Expert Workshop. A iniciativa busca abordar questões regionais e globais de interesse para a indústria, que serão apresentadas no World Petroleum Congress, em 2020, em Houston.

A programação também tem um dia dedicado à Alemanha, berço da tecnologia mundial e da chamada indústria 4.0, para fazer um benchmark de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento de tecnologia e inovação.

“A Oil & Gas TechWeek permite o encontro entre a comunidade de inovação da indústria de óleo e gás e os líderes mundiais que estão inspirando a construção de uma sociedade exponencial de abundância, trazendo ao público tendências inovadoras de diferentes indústrias”, afirma Augusto Borella, Gerente Geral de Transformação Digital da Petrobras e chair do evento.

Com pautas que incluem gerenciamento de transformação digital, inteligência artificial, machine learning, robótica, Digital Twins, Industrial Internet of Things (IIoT), entre outros, a agenda ainda inclui debates, um hackathon – em que jovens deverão sugerir soluções para problemas da indústria -, pitchs de startups e visitas técnicas a empresas e centros de pesquisa do setor no Rio de Janeiro.

A Oil & Gas TechWeek é patrocinada por Petrobras, Tishman Speyer, Repsol Sinopec Brasil, Aker Solutions e Aveva. Ela também conta com o apoio institucional da ABESPetro, Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), Abstartups, Agência PUC-Rio de Inovação, Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e Parque Tecnológico da UFRJ.