Notícias

Como a introdução de novos impostos pode impactar a viabilidade e competitividade de projetos de E&P no país? Quais são os desafios em relação à estrutura tributária do setor? Respostas para essas e outras perguntas serão apresentadas durante o segundo encontro do Ciclo de Debates sobre Petróleo e Economia, que acontece no dia 15 de julho, de 15h às 19h, no Rio de Janeiro. Inscreva-se!

Com o tema “Incentivos e Barreiras do Regime Tributário no Setor de Petróleo”, o workshop, realizado em parceria com o Grupo de Economia da Energia da UFRJ, terá a participação dos professores Edmar de Almeida e Luciano Losekann, que apresentarão um contextualização sobre as formas de captura da renda petrolífera pelo Estado (Government take) e como o cenário de preços interfere nas decisões de investimento, trazendo resultado de simulações que levam em consideração o peso dos impostos nos projetos de E&P.

A iniciativa, que teve início em maio com o workshop “Custos e Competitividade do Setor de Petróleo no Brasil”, é promovida pela Gerência de Análise Econômica do IBP e conta com mais três edições planejadas para 2016.

Os próximos temas a serem tratados no ciclo de debates sobre petróleo e economia são: “Custos e Benefícios da Atual Política de Conteúdo Local”, “Comparação de Modelos Fiscais de Partilha e Concessão”, “Barreiras à Entrada e Condições de Concorrência no Setor de Abastecimento”, previstos para setembro, novembro e dezembro, respectivamente.

As inscrições para os workshops são gratuitas e as vagas limitadas. Clique aqui e garanta o seu lugar.