Notícias

O Programa de Certificação de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE) do IBP alcançou, em 2020, a marca de 79 autorias realizadas, mais do que as 74 previamente programadas até dezembro.

Desde que entrou em funcionamento, em maio, as Auditorias de SPIE na modalidade remota atendeu diversas funcionalidades do Programa. Amparado pelas portarias do Inmetro 111 e 225/2020, – que definem condições extraordinárias para realização de atividades de avaliação da conformidade, durante a pandemia de Covid-19 –, as 71 auditorias remotas realizadas foram formatadas de maneira a conferir segurança e confiabilidade equivalentes ao modelo presencial.

“Estava um pouco reticente com relação a isso, mas foi uma coisa bem interessante. Eles foram bastante rigorosos, bastante detalhistas. Nós mandamos muitas informações, fotos, e os auditores nos surpreenderam muito positivamente em relação a esse processo. Eu vejo que foi uma saída muito inteligente, e isso valorizou muito o processo da Certificação do SPIE”, explicou Alexandre Salgado, ex-gerente de Inspeção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras (o primeiro SPIE Certificado) sobre o novo formato – inédito até então -, ocasionado pela pandemia.

Dentre as 79 auditorias realizadas, uma foi referente a Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS), duas de Inspeção Não Intrusiva (INI), quatro foram de acompanhamento, oito para renovação do perfil, 17 para renovação e 47, de manutenção.

“O ano de 2020 exigiu muita resiliência da sociedade. Com a área de Certificação, não foi diferente, mas conseguimos nos adaptar e usar a tecnologia a nosso favor, dando seguimento, de forma segura e eficaz, às auditorias de SPIE, que são essenciais quando se fala em segurança operacional, prevenção de acidentes e contribuição para maior eficiência na gestão dos ativos industriais, fatores ainda mais relevantes em um ano de crises”, afirma Odilon Horta, Gerente de Certificação do IBP.