Notícias

O Comitê de Operações do IBP, discute questões relacionadas à conformidade regulatória e requisitos ambientais, no âmbito da atividade de poços referentes às operações de Exploração e Produção de Petróleo e Gás(E&P). Por meio dos seus grupos de trabalho, tem produzido documentos de diretrizes e boas práticas, ao todo, dois cadernos já foram lançados e o objetivo da comissão é produzir novos documentos em 2019.

O primeiro documento, Caderno de Boas Práticas de E&P – Diretrizes para Abandono de Poços, lançado em 2017, foi desenvolvido para auxiliar as operadoras a cumprir os procedimentos de abandono de poços seguindo os requisitos estabelecidos regulamento da ANP, o Sistema de Gerenciamento da Integridade de Poços (SGIP). O segundo, Caderno de Boas Práticas de E&P – Diretrizes para Monitoramento de Poços em Abandono Temporário, lançado na Rio Oil&Gas 2018, traz diretrizes para a elaboração de programas de inspeção e monitoramento de poço durante a etapa de abandono temporário.

As comissões técnicas do IBP são formadas por profissionais representantes das empresas associadas ao IBP. Caso tenha interesse em participar dos nossos fóruns de discussão, entre em contato com a Área de Relacionamento.