Notícias

Em 2018, o Centro de Informação e Documentação Hélio Beltrão (CID) do IBP adquiriu mais de 380 publicações, incluindo livros e revistas – nacionais e estrangeiras -, em áreas como Compliance, Gestão, Negócios, Processamento de Dados, Economia e Comunicação. Um dos principais pilares da gestão do conhecimento do IBP, a biblioteca conta com um patrimônio de mais de 30 mil obras, representando um dos principais serviços informacionais do setor de petróleo e gás no Brasil.

A biblioteca e a consulta local do material são abertas a todos os públicos de forma gratuita. Associados IBP podem aproveitar benefícios adicionais, como empréstimo de obras, acesso as publicações digitais produzidas pelo instituto e uso privativo das salas de reuniões da biblioteca. Consulte aqui o acervo online.

Conheça algumas das novas obras:

Compliance, ética, responsabilidade social e empresarial: uma visão prática (Alta Books)

Sobre o livro: Nesta obra, o autor transmite sua visão prática e conceitos sobre Compliance, adquirida em anos de trabalho como gestor de grandes companhias multinacionais e estatais.

Economia da energia: fundamentos econômicos, evolução histórica e organização industrial (Elsevier)

Sobre o livro: A obra permite ao leitor compreender a história do setor de energia, as questões-chave atuais e os desafios e cenários futuros para o desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo.

Industria 4.0: fundamentos, perspectivas e aplicações (Érica)

Sobre o livro: Aqui o leitor encontra uma visão geral da Indústria 4.0, buscando contextualizar da teoria à realidade brasileira, por meio de exemplos concretos de aplicação. O livro aborda as tecnologias correlacionadas à Indústria 4.0, como computação em nuvem, Internet das Coisas Industrial, grandes dados, inteligência artificial, entre outros. Ao final, são explicadas as diferentes instâncias 4.0 no escopo industrial.

Big data no trabalho: derrubando mitos e descobrindo oportunidades (Campus)

Sobre o livro: Com dezenas de exemplos de empresas, incluindo UPS, GE, Amazon, United Healthcare e Citigroup, o livro se propõe a ensinar como colocar o Big Data em ação na sua organização. Ele busca responder perguntas como: quais tecnologias são necessárias para gerenciar o Big Data; como o Big Data mudará o seu emprego, a sua empresa e o seu setor; como contratar, em regime permanente ou temporário, e como formar pessoas capazes de explorar o Big Data.

Gestão de operações e logística na produção de petróleo: fundamentos, metodologia e modelos quantitativos (Elsevier)

Sobre o livro: A publicação visa proporcionar a compreensão dos processos de produção e de apoio logístico nas operações de produção de petróleo e gás natural, focando em seus principais atores, inter-relações, custos e decisões. Contempla tanto questões do projeto do sistema produtivo quanto do seu planejamento e operação.

A biblioteca abre de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, e não é preciso realizar agendamento para visitação.

Conheça todos os serviços do Centro de Informação e Documentação Helio Beltrão (CID) do IBP.

Não é um Associado IBP? Saiba todas as vantagens de fazer parte da Casa da Nossa Indústria.