Notícias

Os desafios logísticos no novo contexto do setor de mid-downstream, junto com questões importantes sobre concorrência e competitividade, foram os destaques da segunda edição dos “Diálogos Estadão Think”, realizado no dia 10 de maio. A série de webinars promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) em parceria com o Estadão mais uma vez reuniu representantes da indústria, do governo e de outras áreas, tendo como tema “As Oportunidades que a Abertura do Refino Oferece”.

Garantir a movimentação de produtos a preços competitivos passa a ter novos contornos no novo cenário do downstream brasileiro, a partir da venda das oito refinarias da Petrobras, tornando crucial o investimento em infraestrutura logística, como portos, terminais, dutos e ferrovias. A simplificação e a celeridade dos processos de concessões, clareza na etapa de licenciamento ambiental e ainda o respeito ao direito de preferência do investidor foram alguns dos aspectos apontados nos debates.

Aliado a isto, a tipificação do roubo-furto de combustíveis e lubrificantes, que impõe risco à vida e ao meio ambiente, a caracterização da figura do devedor contumaz, que de forma recorrente sonega impostos no setor – cerca de R$ 14 bilhões anuais – e, não menos importante, a simplificação tributária, também foi destaque neste segundo webinar.

O primeiro painel (“Como Desatar os Nós da Infraestrutura?”) teve participações de Claudio Mastella, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream (ABD), entidade vinculada ao IBP; do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Diogo Piloni; e do Sócio-Diretor da Leggio Consultoria, Marcus Delia.

Já no segundo painel (“Concorrência e Competitividade”) estiveram Valéria Lima, Diretora Executiva de Downstream do IBP; o General Guilherme Theophilo, CEO do ICL; e o Deputado federal Christino Áureo, Presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (Freper).

Estreia da série discutiu novo ambiente do mercado de derivados

A série de eventos começou em 26 de abril, com o tema “Transformação do Mercado de Refino no Brasil – A visão de futuro”. Na ocasião, foram discutidas as questões prioritárias para a expansão do livre mercado e a promoção da livre concorrência, a partir da entrada de novos atores no mercado. Ficou clara a necessidade de se criar as condições necessárias, com a devida previsibilidade regulatória e jurídica, para destravar investimentos, ampliar a oferta de produtos e, garantir o abastecimento nacional.

A íntegra dos painéis da série “Diálogos Estadão Think”, promovida pelo IBP, está disponível aqui.