Notícias

Três empresas venceram o Startup Pitch da Arena de Tecnologia da Rio Oil & Gas 2016 e vão participar do processo de aceleração do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e StartYouUp. A Floco, Kit Metanohl e Open Ocean foram as escolhidas entre 15 companhias participantes e agora vão receber instruções de como aprimorar e desenvolver comercialmente suas ideias.

A competição entre startups foi uma das atrações da Arena de Tecnologia, realizada pela primeira vez durante a Rio Oil & Gas, este ano. Além do Startup Pitch, o espaço teve rodadas de apresentações, discussões, e showcase temáticos. Os avanços da robótica, o uso do big data e a importância do cyber security para os negócios foram alguns dos temas abordados no evento.

No primeiro lugar da disputa, a Floco, de Leandro Basílio, apresentou o sistema especialista FLOCO (Field Layout Concept Optimizer), que gera automaticamente conceitos de sistemas submarinos de produção de petróleo e gás natural. Usando como base a extensa gama de componentes, equipamentos, sistemas e recursos de instalação disponíveis na indústria, o programa organiza e ranqueia os conceitos, com base em indicadores como CAPEX, OPEX, VPL, PAYBACK e TIR.

Já a Kit Metanohl, de Renato Santana, garantiu a segunda colocação com um Kit Colorimétrico para detecção do metanol em etanol combustível e gasolina, para o controle da qualidade dos combustíveis. Em terceiro lugar ficou a Open Ocean, de Guillaume Bourichon. A empresa apresentou uma ferramenta online para facilitar a procura e a análise de dados e estatísticas meteoceanográficos.

Ainda na Arena de Tecnologia, o Pipeline Tech Meeting contou com a participação de 12 empresas demandantes de tecnologia na área de dutos, apresentando seus desafios tecnológicos para os próximos anos. DNV-GL, IEC, Integral, Logum, Petrobras Transporte, Repsol, Statoil, TBG, Technip e Tenaris foram algumas delas.

Foram destaques ainda o IEA Gas & Oil Technologies, workshop promovido pela  International Energy Agency (IEA), Gas & Oil Technologies Implementing Agreement (GOT), FINEP e IBP, e o Trend Talks, com palestras curtas abordando temas de tecnologia e inovação.