Notícias

Quinta edição do evento bianual atrai mais de 15.000 pessoas para o Rio de Janeiro

 

A OTC Brasil realizou sua quinta edição de 29 a 31 de outubro no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, Brasil. Organizado pela Offshore Technology Conference (OTC) e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a participação superou as expectativas dos organizadores com mais de 15.291 participantes de 48 países.

“Ficamos muito impressionados com o alto nível técnico do programa, que também foi reconhecido pelos participantes. O momento atual da indústria no Brasil e os próximos leilões despertaram ainda mais interesse na conferência”, afirmou Marcos Assayag, presidente da OTC Brasil. José Firmo, presidente do IBP, seguiu o entusiasmo de Assayag. “A presença e o engajamento de toda a indústria de petróleo e gás na OTC Brasil 2019 foi uma surpresa positiva. O nível de interesse estava além das expectativas”, afirmou.

Ceromônia de Abertura
Cerimônia de Abertura

A presença de autoridades do governo, como Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia do Brasil, Décio Oddone, Diretor Geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), e Wilson Witzel, Governador do Estado do Rio de Janeiro, reforçaram as próximas rodadas de pré-sal no país.

“As rodadas de licitações do Brasil atraíram amplo interesse e investimentos, o que deve ajudar o Brasil a se tornar um dos cinco maiores produtores de petróleo do mundo”, explicou Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia.

O amplo programa técnico contou com quatro sessões plenárias, 22 sessões especiais e 40 apresentações técnicas. Este ano, o evento teve como foco as mudanças no mercado brasileiro de gás natural, a exploração e produção em águas ultraprofundas da província do pré-sal e o impacto da revolução digital no setor offshore.

Na quarta-feira à tarde, mais de 400 congressistas estiveram presentes na sessão plenária moderada por Jorge Camargo, Conselheiro Emérito do IBP. A sessão foi apresentada pelos principais executivos de E&P que discutiram oportunidades no desenvolvimento de águas profundas, bem como o impacto global de novos modelos de negócios. Participaram da plenária Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Diretor de E&P da Petrobras, Stephen Greenlee, Presidente de Desenvolvimento de Negócios Upstream da ExxonMobil, Arnaud Breuillac, Diretor de E&P da Total, Margareth Ovrum, CEO da Equinor Brasil, e Uwen Ukpong, Diretor de Operações Globais da Baker Hughes.

Durante a conferência, a OTC e o IBP reconheceram os vencedores do ‘Distinguished Achievement Award de 2019’. Carlos Tadeu Fraga foi homenageado pela conquista individual, e o Projeto TLD Libra da Petrobras foi reconhecido pela conquista corporativa. Ambas as conquistas são contribuições realmente significativas para o setor de E&P.

Distinguished Achievement Award
Da dir. para esq.: Marcos Assayag, Cindy Yeilding, Carlos Tadeu Fraga, Clarissa Lins e João Carlos de Luca.

Outros destaques no almoço de premiação incluíram discussões sobre o reposicionamento da Petrobras em um mundo em transição com o presidente da companhia, Roberto Castello Branco. “Mais concorrência e a entrada de novos players de toda a cadeia produtiva, incluindo exploração e produção, refino e segmento de gás natural, é bom para todos, inclusive para a Petrobras”, afirmou Castello Branco.

Demonstrando a expectativa positiva em torno do reposicionamento do Brasil como elemento chave na arena global de E&P, a exposição cobriu 3.400 metros quadrados com 180 empresas operadoras e de serviços, apresentando as mais recentes tecnologias e produtos e serviços inovadores.

Pela primeira vez, a exposição ofereceu sessões interativas na recém-criada Arena Offshore, com ênfase em FPSOs, soluções submarinas e transformação digital no setor de E&P.

Além disso, a Rodada de Negócios realizada pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), pelo Sebrae e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promoveu mais de 200 reuniões entre 17 empresas âncoras e 107 fornecedores.

A OTC Brasil 2021 acontecerá entre 26 e 28 de outubro de 2021, no Rio de Janeiro.

A OTC Brasil conta com o patrocínio da Petrobras, Equinor, ExxonMobil, Shell, BP, Chevron, Petrogal, Total, Repsol Sinopec, TechnipFMC, Vallourec, PetroRio, Aker Solutions, Frank’s International, Maha Energy Brasil, Shawcor, Solvay, Halliburton, Enauta e MOL.

Acompanha aqui a cobertura da OTC Brasil 2019:

Dia 29: Abertura e Tarde

Dia 30: Manhã e Tarde

Dia 31: Manhã e Tarde