Notícias

Em dia dedicado à Alemanha, participantes da O&G TechWeek chamam atenção para a necessidade de adoção de medidas que evitem que Brasil fique para trás na nova economia

 

O secretário-geral do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Milton Costa Filho, ressaltou hoje, na sessão de abertura do terceiro dia da O&G TechWeek 2019, sua preocupação de que o Brasil não fique para trás na transformação digital. Segundo ele, o IBP tem hoje quatro comitês ligados ao tema que trabalham de forma integrada com outras áreas da entidade, para alavancar iniciativas na área e promover a inovação.

“Esse gap (tecnológico) é perigoso para o Brasil. A proposta de valor da Techweek é colocar frente a frente as demandas da indústria de petróleo com as tecnologias disponíveis no mercado. Esperamos que as indústrias entendam nossas necessidades”, disse Costa Filho, frisando que o setor de petróleo saiu da crise que enfrentou a partir de 2014 com novas demandas de inovação nos negócios.

Com a agenda desta quarta-feira da O&G TechWeek é dedicada à Alemanha, um dos países líderes da quarta revolução industrial, dois temas despontaram na sessão de abertura: ambiente de negócios e capacitação de mão de obra. O vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Marco Saltini, que também participou da primeira mesa, destacou a importância da confiança no ambiente de negócios no país para que a parceria entre os dois países possa avançar, com reflexos no setor de tecnologia.

“Marco regulatório eficiente, suporte a investimento e educação de qualidade são o que ainda falta ao Brasil. A gente precisa de um ambiente de negócios um pouco mais favorável”, afirmou Saltini.

O vice presidente de indústria digital da Siemens Brasil, Pablo Roberto Fava, relatou a experiência que está sendo desenvolvida com uma universidade em Resende, onde foi criado um curso que conjuga atividades acadêmicas com ensino prático nas indústrias. “O Brasil sempre foi industrial. O setor já representou 23%do PIB e está em 12%. Precisamos retomar essa vocação”, disse.

A manhã também foi marcada pela apresentação de casos de negócios na área de tecnologia e energia. Foram dois painéis com a participação de representantes da Wintershall DEA, Innovaphone AG, VDMA Brasil, MAN Energy Solutions e SAP.

O vice-presidente de transformação digital da Wintershall DEA, Patrick von Pattay, falou da importância da mudança de cultura nas empresas para promover a inovação. “A tecnologia deixa as pessoas com medo de perder emprego. Então, damos chance para as pessoas de entrarem em contato com a digitalização e procuramos garantir que a digitalização tenha objetivos de negócios claros”, disse, frisando que 94% dos empregados da empresa consideram transformação digital uma oportunidade.

O vice-presidente da SAP, Jaime Barros, apresentou as vantagens de se integrar equipamentos com internet das coisas, inteligência artificial e os sistemas de gestão da empresa – possibilidade. “É possível evitar o risco de paradas não planejadas, fazer a predição de anomalias e gerar ordens de serviço de forma autônoma”, garantiu.

Na mesma linha, o diretor VDMA Brasil, Thomas Junqueira Ayres Ulbrich, frisou que o que as pessoas chamam de máquina hoje é, na verdade, a capacidade de processamento, o computador. A máquina mesmo é secundária. Já o gerente de produtos da Innovaphone AG, Bernd Reidl, destacou os sistemas de comunicação necessários para a transformação digital.

“A transformação digital, para começar, vai ter mais custos, mas depois irá melhorar os resultados de forma geral”, sentenciou Jens Hüren, diretor da divisão turbo da MAN Energy solutions.

 

O&G Techweek 2019 acontece até quinta-feira (30), no AQWA Corporate, na região portuária do Rio de Janeiro com palestras, rodadas tecnológicas, hackathons e sessões de ideação.

A TechWeek é patrocinada pela Petrobras, Tishman Speyer, Fábrica de Startups, Repsol Sinopec, Siemens, Aker Solutions, Aveva, Deloitte, Hexagon, KPMG, Pepperl+Fuchs, Petronet, PwC e Innovaphone.

Veja a programação completa do evento em http://www.ogtechweek.com.br

Acompanhe aqui a cobertura: