Notícias

O geólogo e engenheiro Álvaro Alves Teixeira foi o vencedor da categoria Personalidade da Indústria, do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020, iniciativa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Álvaro tem uma longa carreira no setor de óleo e gás, onde atuou por 30 anos na Petrobras, chegando aos postos de diretor de E&P e de consultor de negócios para a América Latina. Durante 20 anos esteve à frente do IBP como secretário executivo. O executivo é reconhecido, nacional e internacionalmente, por sua contribuição à indústria e ao setor de petróleo.

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, que ocorre anualmente, tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela Agência, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com recursos da Cláusula de PD&I presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P). A categoria “Personalidade da Industria” reconhece a contribuição relevante de pessoas físicas para o desenvolvimento, inovação, interesse do setor.

Álvaro Alves Teixeira iniciou suas atividades na Petrobras em 1960, na bacia de Sergipe-Alagoas e, em 1965, passou a chefiar a “geologia de subsuperfície” da antiga R.P.N.E. Em 1967, foi o responsável pelas equipes de interpretações das bacias brasileiras e, em 1972 integrou a recém-criada Braspetro, como gerente residente em Madagascar. Assumiu como gerente de geologia em 1975 e entre 1983 e 1987, como diretor de E&P e gerente dos programas de treinamento de nível superior da Petrobras. Liderou a ARPEL por quatro anos (1989-1993) e, logo após, assumiu o cargo de secretário executivo do IBP, onde permaneceu por 20 anos.

Confira aqui a listagem completa do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020