Notícias

Aconteceu no dia 30 de outubro, na sede do IBP, no Rio de Janeiro, o lançamento do Caderno de Boas Práticas de Gás Natural. O evento contou com a presença de José Firmo, presidente do IBP José Mauro Ferreira Coelho, diretor de estudos do petróleo, gás e biocombustíveis da EPE, Alexandre Cerqueira, presidente do comitê executivo de gás natural do IBP e Luiz Costamilan, secretário executivo de Gás Natural do IBP.

Elaborado pelo Comitê Executivo de Gás Natural do IBP e os Comitês Técnicos da Secretaria Executiva de Gás Natural, alinhados com a iniciativa Gás para Crescer do Ministério de Minas e Energia, o documento serve de orientação na negociação de acesso às Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN) para os agentes da indústria de gás natural. O caderno é baseado nas melhores práticas internacionais e adota como referência o Code of Practice on Access to Upstream Oil and Gas Infrastructure on the UK Continental Shelf.

Na abertura do evento, José Firmo ressaltou a vocação natural do IBP de ser fórum de discussões por meio dos comitês técnicos. “Há alguns anos o IBP se especializou nesse tipo de trabalho e ocupa hoje uma posição que vai além da sua capacidade técnica, onde a gente deixa de ser, somente, um ambiente técnico de discussão para ser um ambiente de sugestão, de crítica, de ajuda a melhoria do ambiente regulatório e de políticas públicas”, disse Firmo.

Segundo José Mauro Ferreira Coelho, da EPE, no processo de transição energética o gás natural tem um papel preponderante na passagem dos combustíveis fósseis, principalmente derivados de petróleo, para as fontes renováveis. “Nas previsões de matrizes energéticas mundiais para os próximos anos, nós sempre veremos o gás natural crescendo. Estamos vendo um aumento das fontes intermitentes (solar e eólica) regularizadas pelas termelétricas, onde o gás natural é um dos combustíveis com melhores atributos para a geração de energia de sustentação dessas fontes.”

O maior desafio para o setor, na visão de José Mauro, é a liberalização do mercado de gás natural. Para o diretor, a publicação do caderno é de fundamental importância dentro desse novo mercado de gás natural, com mais investimentos, mais oferta, novos agentes, expansão da malha de gasodutos de transporte e de distribuição, além de favorecer as discussões para 2019.

O objetivo do guia, como destacou Alexandre Cerqueira, presidente do Comitê Executivo de Gás Natural do IBP, é oferecer uma visão dos produtores e sinalizar a firme intenção de promover a oportunidade de abertura e o acesso de produtores à infraestrutura, apontando melhores práticas para o futuro. Além disso, de acordo com Luiz Costamilan, secretário executivo de gás natural do IBP, a contribuição do IBP para o desenvolvimento desse caderno busca melhorias no mercado para um país com suprimento de gás natural garantido.

Clique aqui para baixar o Caderno de Boas Práticas – Diretrizes para Acesso à Unidade de Processamento de Gás Natural – UPGN.