Notícias

Em homenagem ao Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio, confira um trecho do glossário que está sendo formado pelo Além da Superfície com expressões e jargões comuns da indústria de óleo e gás, responsável por 46,6% da energia primária ofertada no país. Você encontra o conteúdo na íntegra aqui.

ABC da Energia: entenda e conheça por dentro a indústria de óleo e gás

 

Diesel Verde

Diesel verde, ou diesel renovável, é um novo biocombustível destinado a motores de ciclo diesel. Sua composição é semelhante ao óleo diesel de petróleo, porém oriundo de matérias-primas renováveis. O produto é resultado de aprimoramentos tecnológicos necessários para acompanhar as novas tecnologias veiculares, que requerem um combustível de melhor qualidade, com alta estabilidade e teores mínimos de contaminantes. Nos últimos anos, tem crescido no mundo a busca por novas fontes de energias renováveis e com menor número de emissões e o diesel verde chega para atender esta demanda. Saiba mais neste link http://bit.ly/_DieselVerde

ESG

O termo em inglês Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) reúne as melhores práticas do mundo corporativo e os critérios para avaliação da performance empresarial nessas três áreas. O ESG tem sido cada vez mais usado por consultores financeiros, bancos e fundos para avaliar e medir os investimentos das empresas em ações de sustentabilidade.

Matriz Energética

Na definição da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), matriz energética é a representação quantitativa de todos os recursos energéticos disponíveis (em um determinado território, região, país ou continente) para serem utilizados nos diversos processos produtivos por exemplo. Atenção: não confundir com matriz elétrica, que diz respeito apenas às fontes para geração de energia elétrica. A matriz energética brasileira é atualizada a cada ano e sempre está disponível para consulta no Balanço Energético Nacional (BEN) neste link: https://lnkd.in/d6Zek7B

Transição energética

Impulsionado pelo debate sobre as mudanças climáticas, a transição energética é um dos principais temas da agenda mundial recente. É geralmente definida como uma mudança estrutural de longo prazo nos sistemas de energia. Essas transições ocorreram em diversos momentos da história, como da lenha para o carvão e, depois, do carvão para o petróleo. A transição que estamos vivendo é motivada pelos impactos da ação humana sobre o clima. Está voltada para a mudança estrutural dos sistemas de energia, que passará da configuração atual, pautada em combustíveis de origem fóssil, para uma estrutura baseada em fontes renováveis, com processos que têm menor nível de emissão de gases do efeito estufa.

Acesse aqui o glossário na íntegra.

Além da Superfície

O Além da Superfície é um portal de conteúdo sobre energia, petróleo e gás natural que visa apresentar, explicar, discutir e aprofundar o conhecimento sobre o setor, contribuindo para estimular o debate e para difundir informação precisa e confiável.