Notícias

A transição energética já é uma realidade e conta com o setor de óleo e gás como um dos seus aliados. Projeções indicam que, mesmo com a difusão de tecnologias renováveis na geração de energia, o petróleo e gás responderão por quase 60% do atendimento à demanda energética em 20401.

E o conhecimento é uma das chaves para os profissionais tirarem o melhor proveito das oportunidades que esse cenário impõe. Nesse contexto, a Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e a SISEN Educação Empresarial, está com inscrições abertas até o dia 24 de maio para a pós-graduação em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias Renováveis.

Confira, a seguir, cinco motivos para investir nesse tipo de capacitação:

1- O aquecimento do mercado de O&G e energia

Não existe transição energética sem petróleo e gás. E isso vale também para o mercado brasileiro, que conta com uma matriz energética composta por 48% do suprimento vindos de fontes renováveis. Os combustíveis fósseis serão essenciais para garantir a segurança energética em meio ao processo de transição para uma economia de baixo carbono.

Projeções do IBP apontam que o setor será responsável por mais de US$ 175 bi de investimentos e, em média, por mais de 570 mil postos de trabalho diretos e indiretos por ano, entre 2023 e 2030.

2- Uma visão pratica, efetiva e criativa para o setor de energia

O curso é lato sensu e tem como objetivo desenvolver competências e habilidades que contribuam para a evolução da carreira e dos negócios na indústria. As lições têm a capacidade de ampliar competências para a tomada de decisão e atuação em contextos de crise, bem como o pensamento crítico sobre o setor de energia.

3- Único curso do mercado que alia teoria e prática de gestão à realidade do setor

A pós-graduação é a única do mercado focada no conhecimento técnico e aplicado à gestão. O participante aprende na prática como utilizar as melhores ferramentas da gestão contemporânea e recebe uma atualização sobre tendências do setor de energia.

Dessa forma, para muito além da engenharia, as aulas são voltadas a todos os profissionais com atuação na cadeia produtiva dos setores de O&G e de energias renováveis – incluindo prestadores de serviço – que desejam aprimorar o conhecimento em gestão.

4- Modelo híbrido

Com a carga horária de 362,5h, as aulas seguem o formato híbrido, juntando a experiência do Ensino a Distância (EaD) com o networking presencial.

As aulas serão realizadas por meio de transmissão ao vivo, que podem ser acompanhadas de qualquer lugar, e quatro encontros presenciais, respeitando as medidas sanitárias de prevenção e combate à Covid-19.

5- Título de especialista

Ao finalizar o curso, o(a) aluno(a) recebe título de especialista reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo mercado, alavancando sua carreira e empregabilidade.

 

Serviço: Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias Renováveis

Data limite para inscrições: 24/05/2022

Horário: Sexta-feira, das 19h às 22h30 | Sábado, das 08h às 13h30

Carga horária: 362,5h

Mais informações sobre programa técnico estão disponíveis aqui.

Associados IBP têm direito a condições especiais de pagamento.

 

1 SMIL, 2010 – Energy Transition: History, Requirement, Prospects