Rio Pipeline 2017

Mais uma edição inovadora!

A Rio Pipeline Conference & Exhibition mudou a sua marca, agregando toda a comunidade do setor dutoviário, de ponta a ponta, em um evento ainda mais completo. Foi um encontro entre os mais diversos participantes deste segmento, permeado por conteúdo técnico de alta relevância, networking e ambiente de negócios. O que acontece no mercado passa antes por aqui. Rio Pipeline, muito mais pipeline.

Com o lema “Conectando o Futuro: Tendências e Desafios” nos aprofundamos no novo cenário, mostrando soluções inovadoras para os desafios do segmento e identificamos oportunidades de negócios.

 

1.087

conferencistas

1.050

visitantes

20

países

176

trabalhos técnicos

Fotos 2017

Confira as fotos da edição de 2017.

VÍDEOS

Palestrantes de 2017

Confira os palestrantes que estiveram presentes na Rio Pipeline.

Paulo Penchiná

Paulo Penchiná

vice-presidente do Comitê de Dutos e Terminais

Empresa:

ARPEL

Formado em Engenharia, com pós-graduação em Gestão Empresarial, é empregado de carreira do Sistema Petrobras desde 1984. Já foi auditor e instrutor do Processo de Gestão de Qualidade da Petrobras e desempenhou funções gerenciais nos Terminais Aquaviários da Baía de Guanabara e no Terminal Aquaviário de Angra dos Reis. Na Sede (RJ), foi Gerente Executivo de Oleodutos (02/2005 – 10/2007), Gerente Executivo de Terminais Aquaviários (10/2007 - 07/2010) e Gerente Executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-sal (07/2010 - 12/2013). Em dezembro de 2013 foi designado para assumir a Diretoria de Dutos e Terminais.
Participou como representante da Petrobras no Comitê de Portos e Terminais (PTC) e no Comitê Executivo (EXCOM), ambos do OCIMF (Oil Companies International Marine Forum). Atuou como presidente e atualmente é o vice-presidente do Comitê de Dutos e Terminais (CoDyTe) da ARPEL (Regional Association of Oil, Gas and Biofuels Sector Companies in Latin America and the Caribbean).

Rodrigo Cesar Liberato

Rodrigo Cesar Liberato

Gerente de Engenharia de Produto de Peças Forjadas

Empresa:

Villares Metals

Graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo Centro Universitário da FEI (2001), mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Gerente de Engenharia de Produto de Peças Forjadas - Villares Metals (desde de 2010) . Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e na área da Qualidade.

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho

Diretor de Técnica e Fiscalização

Empresa:

PPSA

B.Sc Chemical Engineering (UFRJ, Brazil - 1978), M.Sc. Petroleum Engineering (Unicamp, Brazil - 1993) and Ph.D. (The University of Texas, USA - 1998). Has more than 35 years of experience in the petroleum upstream industry, with emphasis on production methods, natural & artificial lift systems. Was the Asset Manager of Akpo project in Nigeria and the Managing Director of Petrobras Turkey (2006-2009). He also served as General Manager (GM) in charge of Technology&Innovation and GM of Logistics for the pre-salt at Petrobras Transporte (Transpetro) from 2009 to 2014. In 2014, he took over the position of Development and Production Superintendent at Pré-Sal Petróleo. In November 2016 was appointed as Pré-Sal Petróleo Director for a 3 years term.

Rosley Furtado

Rosley Furtado

Gerente de Engenharia

Empresa:

MSGÁS

Formação acadêmica/titulação:
1981 - 1986 Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Rio de Janeiro - Brasil. Título: Trabalho Final. Orientador: Eng° Osvaldo Guimarães.

Formação Complementar:
2000 - 2001 Curso de Especialização em Engenharia de Gás Natural (Carga horária: 384h). Universidade Potiguar, UNP, Brasil.
1994 - 1994 Especialização em Gerência. (Carga horária: 90h).
Instituto Mauá de Tecnologia, IMT, Brasil.
1987 - 1987 Extensão Universitária em Engenharia de Terminais e Dutos. (Carga horária: 872h). Petróleo Brasileiro - PETROBRAS - Rio de Janeiro - Brasil.

Experiência Profissional:
1987-2006 – Desenvolvimento de atividades de profissionais no Terminal de Dutos da PETROBRAS em São Paulo e Rio de Janeiro.
2000 – até a presente data – Desenvolvimento de atividades de Engenharia , Operação e Manutenção na Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul – MSGÁS, Capital.

Osorio Gonçalves

Osorio Gonçalves

Consultor Sênior em Inspeção e Integridade de Dutos

Empresa:

Transpetro

Graduado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense em 1998.
Mestre em Engenharia Mecânica Avançada pelo Imperial College London em 2007.
Admitido na Petrobras em 2001 como Engenheiro de Equipamentos com especialização em Engenharia de Inspeção.
Atua na Transpetro desde 2001 como Engenheiro de Inspeção tendo assumido funções técnicas e gerenciais em Órgãos Operacionais e Corporativos.
Atualmente é Consultor Sênior em Inspeção e Integridade de Dutos na Sede da Transpetro e nos últimos 2 anos tem atuado de forma dedicada ao tema SCC em dutos.

EXPOSIÇÃO

O&G no Rio de Janeiro

82%

das reservas provadas do Brasil

70%

da produção nacional do setor de óleo e gás

1,6 bilhão

de investimento em P&D

50

instituições de pesquisa e desenvolvimento

IMPRENSA

Confira os releases com os melhores momentos da Rio Pipeline 2017

 SALA DE IMPRENSA

PRÊMIOS

Na Rio Pipeline 2017 os autores de trabalhos técnicos concorreram a dois prêmios: o Calgary Award e o Global Pipeline. O trabalho técnico vencedor do Calgary Award e aqueles que receberam Menção Honrosa durante o evento concorrem também ao prêmio Plínio Cantanhede, que será entregue na Rio Oil & Gas 2018.

 

 

 

Eventos Paralelos de 2017

Cursos e Workshops

23 de outubro, 8h30 às 17h30
Workshop: SCC – Stress Corrosion Cracking (ESGOTADO)
Objetivo: Promover o debate sobre o fenômeno de stress corrosion cracking em dutos, de modo a gerar conhecimento mais aprofundado sobre o mecanismo, sua prevenção e detecção, além de identificar oportunidades de desenvolvimento técnico nesta área.


Curso de Regulação na Atividade Dutoviária
Instrutor: Ricardo Motta – Consultor
Base legal e Principais Conceitos: Transporte e Transferência, Construção e Operação, Livre Acesso, Obras e Compartilhamento de Faixas, Regulamentos Técnicos, Principais diferenças: Líquidos e Gás Natural e Principais Portarias e Resoluções da ANP.

Curso “AN OVERVIEW OF PIPELINE GEOHAZARD MANAGEMENT”
Instrutor: Moness Rizkalla, P.Eng, M.Eng. / President, Visitless Integrity Assessment Pipeline Integrity Specialist

  • Leading concepts and practices for the entire pipeline life cycle
  • Identification of Geohazards and their effects on pipelines
  • Risk reduction strategies during design, construction and operations

O curso abrangeu a gestão de dados relacionados, avaliação de risco, monitoramento e tecnologias de mitigação.

Arena do Conhecimento

Em um cenário que exige novas habilidades, gestão de informações e conexão às novas demandas globais, a Arena do Conhecimento Rio Pipeline promoveu debates sobre temas que vão muito além das questões técnicas, provocando reflexões amplas e reveladoras sobre a indústria.

Profissional do Futuro

Estudantes de todo o país tiveram uma grande oportunidade de investir na carreira na indústria de óleo e gás. O Profissional do Futuro é realizado anualmente dentro de eventos nacionais e internacionais do setor. Por meio de sessões de debates com especialistas das áreas de petróleo e recursos humanos, headhunters e jovens profissionais, os estudantes puderam interagir com os palestrantes, compartilhar experiências e coletar dicas.

 

 

 

PATROCINADORES DE 2017