Eventos
Painel: O Significado da COP 21 no Setor de Energia

Quais os compromissos do Brasil diante do novo acordo global de redução das emissões de gases de efeito estufa? Quais são os efeitos que a medida terá no curto, médio e longo prazo para as atividades da indústria de petróleo e gás?

Essas e outras questões, levantadas durante a 21º edição da Conferência do Clima (COP21), serão debatidas no Painel: O Significado da COP 21 no Setor de Energia, a ser realizado no dia 17 de maio de 2016 e coordenado pela Gerência de Responsabilidade Social do IBP.

O evento vai apresentar quais são os próximos passos para o Brasil após o comprometimento na redução de emissões de gases de efeito estufa, em relação aos níveis de 2005, em 37% até 2025 e 43% até 2030, usando como estratégia, por exemplo, o aumento da parcela de biocombustíveis no mix energético brasileiro para 18% do total da matriz.

Além disso, o país pretende alcançar 45% de energia renovável na matriz brasileira, expandindo as fontes (eólica, solar e biomassa), com ganhos de cerca de 10% na eficiência do setor elétrico, entre outras medidas relacionadas ao agronegócio e o desmatamento florestal.

Os desafios e perspectivas de reduções de emissões de gases de efeitos estufa, percebidos pelas empresas do setor a nível global, também foram detectados no estudo Tendências de Longo Prazo para o Setor de Energia, encomendado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) para a consultoria Catavento, apresentado no evento em comemoração ao 58º aniversário do Instituto, em novembro de 2015.

Evento encerrado! Confira a galeria de fotos abaixo:

  • REALIZAÇÃO:
  • PATROCÍNIO: