O Inspetor de Equipamentos é o profissional que deve ter competência para fazer avaliação das condições físicas de equipamentos e instalações industriais, propondo soluções corretivas e medidas que garantam a continuidade operacional, obedecendo a critérios técnicos e de qualidade, com foco na segurança, na preservação do meio ambiente e no atendimento à legislação.

Sua área de atuação é abrangente, compreendendo os mais variados segmentos produtivos, tais como os setores de petróleo e gás, petroquímico, químico e de fertilizantes. Entretanto, têm havido dificuldade na disponibilidade destes profissionais no mercado, devido à falta de definições claras quanto à formação e experiência requeridas, quesitos fundamentais para o pleno desempenho desta atividade.

Atualmente,  a Portaria 537/2015, do INMETRO, em seu Anexo B, estabelece grade curricular mínima para a formação deste profissional, mas no âmbito da Certificação de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE), em observância ao Anexo II da Norma Regulamentadora NR-13 (Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações) do Ministério do Trabalho.

O objetivo principal deste Fórum é promover o debate sobre a importância do Inspetor de Equipamentos para a Segurança Operacional, apontando para uma definição clara das competências e formação legal necessárias para a atividade deste profissional.

Principais assuntos a serem abordados:

Perfil, Competências, Habilidades e Responsabilidades do Inspetor de Equipamentos;

Regulamentação, Normalização e Certificações Aplicáveis ao Inspetor de Equipamentos;

Etapa Crítica do Processo: Registros e Relatórios de Inspeção;

Planejamento, Palavra-Chave na Inspeção de Equipamentos – Casos Práticos: Sistemas de Tubulações;

Lançamento de Novas Guias de Inspeção do IBP: Guia 6 – Inspeção de Sistema de Tubulações, Guia 8 – Vasos de Pressão não Sujeitos a Chama, Guia 10 – Válvulas de Segurança e Alívio.

 

Acompanhe a agenda de eventos do IBP e fique por dentro dos próximos eventos do Instituto.