O fórum teve por objetivo apresentar e discutir o tema através de apresentações que abordam de forma ampla este mecanismo de acúmulo de danos que é responsável por inúmeras falhas em equipamentos presentes em diferentes segmentos da indústria.

Na programação do evento apresentamos uma revisão atualizada de todos os mecanismos de interação entre o hidrogênio e os materiais, passando pelas técnicas laboratoriais de pesquisa e mostrando como a simulação computacional está sendo utilizada para estudos. Abordamos também  problemas característicos ocorridos em aços de alta resistência e baixa liga e em aços inoxidáveis duplex, mostrando a extensão do problema de dano pelo hidrogênio em baixa temperatura e suas técnicas de avaliação e prevenção. Falamos também sobre as técnicas de inspeção de materiais em serviço em ambiente com hidrogênio, trazendo uma visão atualizada do que hoje está sendo utilizando para detectar este tipo de dano. O programa de palestras foi encerrado com a apresentação de problemas causados pelo hidrogênio em alta temperatura, destacando-se recentes acidentes ocorridos, determinação das causas e consequentes alterações introduzidas na norma do “American Petroleum Institute, API RP 941 Steels for Hydrogen Service at Elevated Temperatures and Pressures in Petroleum Refineries and Petrochemical Plants”. Ao  final das apresentações realizamos uma Mesa Redonda que debaterá de forma técnica os assuntos abordados ao longo do dia.

Este fórum destinou-se aos profissionais das áreas de corrosão, inspeção de equipamentos em serviço, trabalhadores das indústrias de fabricação e montagem de equipamentos que estão sujeitos a danos pelo hidrogênio, ensaios não destrutivos, área de pesquisa em metalurgia e materiais, além de estudantes de engenharia destas mesmas áreas.