Cursos

Introdução


A Segurança Química é um conceito global, referente à proteção das pessoas e do ambiente, em todo o ciclo de vida dos produtos químicos: produção, transporte, armazenamento, utilização e descarte de resíduos. Por sua importância, tem sido objeto de acordos, convenções e eventos internacionais relacionados às discussões sobre Sustentabilidade.
A prevenção de acidentes, doenças e poluição ambiental relacionados aos produtos químicos demanda esforços de órgãos públicos, empresas, organizações não governamentais e outros segmentos da sociedade organizada.
No Brasil, as ações governamentais, da sociedade civil e da indústria vem sendo articuladas pela Comissão Nacional de Segurança Química – CONASQ, colegiado vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que aprovou um Termo de Referência de Educação em Segurança Química, de abrangência nacional, em 03/12/2013, atualmente em fase de implementação.


Objetivos


Capacitar os participantes nos aspectos básicos de Segurança Química, Toxicologia Ocupacional e Toxicologia Ambiental, com vistas à prevenção da exposição a agentes químicos no trabalho e da poluição química.
Justificativa – Orientado para a inovação, o acelerado desenvolvimento científico e tecnológico dos últimos anos, levou à criação, processamento e utilização de milhões de toneladas-ano de milhares de produtos químicos, gerando a necessidade de descarte e reciclagem de enormes quantidades de resíduos. Na atualidade, a exposição a agentes químicos pode ocorrer em praticamente todos os ambientes (lar, trabalho, lazer e transporte) e constitui ameaça crescente à vida no planeta.
Este curso alinha-se a iniciativas implementadas nos países desenvolvidos de capacitar profissionais, especialmente engenheiros, em Toxicologia como marco fundamental da prevenção de danos causados por produtos químicos.

BUSCAR