Objetivos


O curso MBE Energia é um curso de pós-graduação Lato Sensu destinado aos profissionais de nível superior interessados na área de energia. Serão considerados elegíveis para inscrição os profissionais de engenharia, economia, direito e áreas afins, formados em instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo Ministério de Educação e portadores de diploma legalmente reconhecido para exercício de suas profissões no Brasil. E possui como objetivos:

  • Contribuir para a capacitação técnica de profissionais de nível superior na área de engenharia, planejamento e regulação no setor de energia.
  • Promover uma abordagem interdisciplinar das áreas de influência.
  • Os alunos ao concluírem o curso estarão aptos a exercer diferentes atividades associadas a avaliação dos projetos, ao planejamento e a consistência regulatória, com conhecimentos gerais e específicos para entender, discutir, tomar decisões e colaborar em projetos e sistemas tratados no ambiente do curso. Esses assuntos englobam as fases de estudos preliminares de projetos, seus aspectos introdutórios a viabilidade técnico-econômico, bem como ao mesmo grau de planejamento e regulação.

Metodologia
Serão adotados diversos métodos didáticos tendo em vista a natureza interdisciplinar do curso e as características de cada disciplina. De modo geral serão utilizadas aulas expositivas, apresentações em power-point, vídeos, palestras, seminários, etc. O estudo e a discussão de casos, com a presença de especialistas e executivos do setor, serão empregados na busca de refinamento em situações que exijam uma compreensão mais profunda na análise, planejamento e tomada de decisão.

Fechar
David Zylbersztajn
Coordenador

Doutor em Economia da Energia

DAVID ZYLBERSZTAJN É Doutor em Economia da Energia pela Universidade de Grenoble (França), 1987, MsC e BsC em Engenharia Mecânica da PUC-Rio. Parceiro sênior da DZ Negócios com Energia, uma empresa de consultoria em investimentos e desenvolvimento de negócios focada no setor de energia brasileira, desde fevereiro de 2002. Primeiro Diretor Geral da ANP - Agência Nacional de Regulação de Petróleo e Gás - desde a sua criação em janeiro de 1998 até outubro de 2001. Promoveu as primeiras rodadas de ofertas para exploração de petróleo no Brasil. Secretário de Energia do Estado de São Paulo entre janeiro de 1995 e janeiro de 1998, liderando o processo de reforma e privatização das empresas de eletricidade e gás no Estado e a criação da Comissão de Serviços Públicos. Membro do Conselho Estadual de Política Energética do Estado de São Paulo (Conselho de Energia do Estado de São Paulo) Ex-presidente do Conselho de Administração da Eletropaulo, CPFL, CESP, COMGAS e Varig. Ex-membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Petroreconcavo, Light, Parnaíba Gás Natural, ENEVA, Conselho Consultivo da União Européia, Programa de Cooperação ALURE e Conselho Consultivo da Philips do Brasil. Professor da Universidade de Campinas, no Departamento de Energia, de julho de 1986 a agosto de 1988. Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético da Universidade de São Paulo (USP), de agosto de 1988 a janeiro de 1995. Professor da Universidade Católica no Rio de Janeiro (PUC-Rio) no Instituto de Energia. David publicou amplamente em livros, revistas científicas, seminários e jornais no Brasil e internacionalmente. Atividades Pro-bono: Membro, Conselho de Curadores, Hospital Albert Einstein, São Paulo, Brasil Membro, Comitê Executivo, Orquestra Sinfônica Nacional (OSB), Rio de Janeiro, Brasil Presidente do Conselho de "Rio Como Vamos", uma ONG local Membro do Conselho da Cidade, por convite do prefeito Eduardo Paes Membro do Conselho de Sustentabilidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro Membro, Conselho Empresarial, Antigos Alunos da PUC-Rio.
Fechar
Eloi Fernández Y Fernández
Coordenador

Diretor Geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo ONIP

Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (1974), Mestre em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (1978), Doutor em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (1984) e Pós Doutorado na Unversity of California - Berkeley (1988). Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio e Diretor Geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo ONIP.
Fechar
Sergio Leal Braga
Coordenador

Membro do Comitê Executivo do Instituto de Energia da PUC-Rio

Professor associado da PUC-Rio, onde concluiu o seu Doutorado em 1985. Nos anos de 1988 e 1989 trabalhou como pesquisador visitante na Purdue University. Desde o início de sua carreira o Prof. Braga trabalha na área de energia, tendo orientado mais de 50 teses de Mestrado e Doutorado e escrito mais de 200 artigos técnicos, para revistas científicas e congressos nacionais e internacionais. Mantém convênios de cooperação científica com entidades na Alemanha, Argentina, França, Itália e Peru. É o atual Diretor do Instituto Tecnológico, responsável pelo Laboratório de Engenharia Veicular e Membro do Comitê Executivo do Instituto de Energia da PUC-Rio.
Fechar
Carlos Valois Maciel Braga
Professor

Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC/Rio

Engenheiro Mecânico pela PUC/Rio, 1977. Mestrado e Doutorado em Engenharia pela PUC/Rio, 1980 e 1987, respectivamente. Pós Doutorado (foco na área de combustão) pela University of California at Berkeley, USA, 1989. Atualmente é o Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC/Rio.
Fechar
Florian Pradelle
Professor

Doutor em Engenharia Mecânica

Professor assistente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possuo graduação em Engenharia Química (2012), mestrado em Engenharia Química (2012) e doutorado em Engenharia Mecânica (2017). Trabalho como pesquisador em diversos projetos na área de energia, em particular sobre motores à combustão interna e o uso de energia de fonte renovável.
Fechar
Jose Cesario Cecchi
Professor

Doutor em Planejamento Energético

Economista, formado pela UFRJ. Doutor em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Foi Coordenador Geral da Rio Ciência 92, evento paralelo à ECO 92, reunindo a comunidade científica nacional e internacional. Foi Coordenador Adjunto do Centro de Estudos de Energia - ENERGE, entre 1994 a 1997. Entre 1995 e 1998, foi Secretário Executivo da Comissão Especial da Matriz Energética do Estado do Rio de Janeiro - CEMEE. Desde 1998, trabalha na Agência Nacional do Petróleo, inicialmente como Assessor Especial de Diretor e, atualmente, como Superintendente de Comercialização e Movimentação de Gás Natural.
Fechar
Luiz Roberto Azevedo Cunha
Professor

Professor

Luiz Roberto Cunha é professor do Departamento de Economia e Decano do Centro de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui mestrado em Economia da Vanderbilt University (1971) e Curso de Aperfeiçoamento em Técnicas de Análise Econômica do Instituto do FMI (1983). O professor Cunha atuou também como Vice-Reitor Administrativo (1987 e 1999/2003) da PUC-Rio (1989/1999). Responsável pelos projetos do BID e Banco Mundial com a FINEP (1980/1984), Secretário de Preços Industriais do Ministério da Fazenda (1985/1986) e Subsecretário de Planejamento e Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (1988/1989).
Fechar
Marcelo Gattass
Professor

Doutor - Cornell University USA

Fechar
Marcos Sebastião de Paula Gomes
Professor

Engenheiro Mecânico

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), MSc em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e PhD em Engenharia Mecânica - Tecnologia de Aerossóis pela University of Minnesota (1994), USA. Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena o grupo de pesquisas multidisciplinar de Engenharia Ambiental - Poluição Atmosférica atuando nos seguintes temas: tecnologia de aerossóis e instrumentação, processos atmosféricos, biocombustíveis, controle de poluição (poluentes locais e gases de efeito estufa), combustão, e captura e armazenamento geológico de carbono. Engenheiro de Petróleo pela Petrobras (CEPET 81), onde atuou entre 1981-1985 em plataformas de petróleo off-shore como Engenheiro de Perfuração Direcional. Coordenador do Curso de Especialização (pós graduação lato-sensu) em Engenharia de Petróleo da PUC-Rio. Membro do IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change.
Fechar
Melissa Cristina Pinto Pires Mathias
Professor

Mestre

Fechar
Melissa Lemos
Professor
Fechar
Nilce Olivier Costa
Professor

Mestre

MESTRE - Coppe / UFRJ
Fechar
Oswaldo Antunes Pedrosa Filho
Professor

Doutor

Fechar
Patrícia Regina Pinheiro Sampaio
Professor

Professora

Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Mestre e Doutoranda pela Faculdade de Direito da USP. Autora do livro DIREITO DA CONCORRÊNCIA E OBRIGAÇÃO DE CONTRATAR, ED. ELSEVIER, 2009. Advogada.
Fechar
Pedro Carajilescov
Professor

Doutor

Fechar
Rafael Igrejas da Silva
Professor

Doutor

Endereço:
PUC - Rio - Rua Marquês de São Vicente - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Taxa de Inscrição
NÃO ASSOCIADOS
R$2.481
VALOR DE UMA PARCELA - 18 PARCELAS NO TOTAL
ASSOCIADOS
R$1.985
VALOR DE UMA PARCELA - 18 PARCELAS NO TOTAL

Informações Gerais:


Inscrições
Até o dia 26/04/2018.

Para se inscrever, clique aqui.
Período das aulas
De 08/05/2018 até 20/08/2019.

Terças e quintas-feiras

Horário
19:00 às 22:00

Observações

    • Haverá aulas e palestras no centro (Unidade CCE Centro e/ou sede do IBP).

Processo de Admissão:

Documentos Necessários:
Curriculum Vitae
Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
Histórico Escolar Oficial da Graduação Completo
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br

Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.

Inscrição

Taxa: R$ 50,00

Até 26 de abril de 2018

A taxa de inscrição só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
– Internet
– Central de Atendimento PUC Rio – 0800 970 9556
– Presencial – Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em qualquer uma das unidades: Gávea, Centro, Barra e Caxias.

Seleção: Resultado 27 de abril de 2018

Matrícula

27 de abril até 1° de maio de 2018.

O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas. Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário. Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes. O aluno receberá um email automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.

Investimento

O curso poderá ser pago em 18 parcelas de R$ 2.481,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).

Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express¹, Elo, Diners, Mastercard e Visa; boleto bancário e cartões de débito¹.

¹somente presencial, em um de nossos balcões de atendimento.

Descontos:
20% para associados IBP;
20% para ex-alunos PUC oriundos da graduação.

Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Alunos, ex-alunos, funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento (0800 9709556) ou presencialmente, em uma de nossas unidades na Barra da Tijuca, Centro e Gávea. Desconto não cumulativo.

Cursos de parcela única não contemplam nenhum tipo de desconto.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Projetos Educacionais.

BUSCAR

  • PARCERIA