Cursos

Objetivos


Todos os dados utilizados na Exploração e Produção de Hidrocarbonetos apresentam em comum uma componente espacial, que retrata sua localização geográfica. Os sistemas de Informações Geográficas (GIS) têm tido uma crescente utilização e aplicações nas mais diversas áreas de atividade. O objetivo do curso é apresentar os conceitos e fundamentos de GIS, os sistemas existentes, e alguns exemplos de aplicações, complementando este estudo com uma prática.

Fechar
Ricardo Lomba de Araújo
Instrutor
Petrobras - MsC - Sistemas e Computação - Instituto Militar de Engenharia – IME; Análise de Sistemas - Pontifícia Universidade Católica - RJ - PUC-Rio; Engenharia Cartográfica - Instituto Militar de Engenharia – IME; Profissional: IBGE - 1983 a 1987 - Chefe de Divisão de Triangulação; Petrobras - 1987 até hoje; Consultor Técnico.
Fechar
Luiz Cláudio Lemos de Oliveira
Instrutor
Bacharelando em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui Graduação Tecnológica em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) concluído em 2001 e formação técnica profissionalizante na área de Estradas pela mesma Instituição. Atualmente é Técnico de Exploração de Petróleo na especialidade de Geodésia da Petrobras.
Endereço:
IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás - Avenida Almirante Barroso, 52 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Taxa de Inscrição
NÃO ASSOCIADOS
R$1.599
EM ATÉ 6 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO
ASSOCIADOS
R$1.280
EM ATÉ 6 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO

Informações Gerais:


Inscrições
Até o dia 18/05/2018.
Período das aulas
De 21/05/2018 até 24/05/2018.
Horário
09:00 às 18:00

O curso inclui
Material eletrônico disponibilizado antecipadamente por meio da nossa secretaria virtual e certificado de frequência.
Certificado
Frequência mínima exigida 75% (prazo de entrega de 30 dias úteis);
Observações
• O valor de Associado apresentado acima refere-se ao valor de desconto para Associados Patrimoniais. Para acesso aos demais valores, clique aqui na aba Investimentos.
• Inscrições canceladas até 10 (dez) dias antes da data de início do curso importarão a devolução integral do valor pago. Inscrições canceladas até 05 (cinco) dias antes da data de início do curso importarão a devolução de 75% (setenta e cinco por cento) do valor pago. Inscrições canceladas com antecedência inferior a 05 (cinco) dias da data de início do curso, não importarão a devolução de valores por parte do IBP.
• O IBP se reserva do direito de cancelar, alterar data e/ou local de realização até 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso;
• O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de recebimento das inscrições;
• O curso só será confirmado mediante quórum mínimo;
• Formas de pagamento: Boleto bancário, fatura (pessoa jurídica) ou cartão de crédito;
• O IBP é isento da retenção de IR.
Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Projetos Educacionais.

BUSCAR