Cursos

Objetivos


É muito comum, nas unidades de processos industriais, nos depararmos com bombas trabalhando muito estranguladas, com alta vibração, alto consumo de energia e baixo tempo médio entre falhas. Na maioria dos casos estes problemas são causados por uma metodologia de controle de baixa flexibilidade, que induz na bomba uma elevada Potência Destrutiva (ou nível alto de vibração). O presente treinamento apresenta uma nova tecnologia de controle que combina a rotação variável com a tradicional válvula de controle. O uso desta tecnologia permite reduções dramáticas na potência destrutiva ao longo de todo o range operacional do sistema, viabilizando na maioria dos casos campanhas de mais de dez anos para as bombas. Como a potência destrutiva é majoritariamente oriunda do acionador, economias de energia médias acima de 50% podem ser esperadas, chegando em alguns casos a superar 90%. Exemplos práticos de casos reais são apresentados na forma de exercícios para os treinandos. Diversos aspectos de projeto relacionados com eficiência energética e confiabilidade, oriundos do livro de autoria dos instrutores, serão apresentados ao longo deste treinamento.

Este curso contempla os interesses tanto dos profissionais que tramitam no campo (operação / manutenção), como aqueles de projeto (básico e de detalhamento).

Endereço:
Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis - Avenida Almirante Barroso, 52 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

BUSCAR