Cursos

Objetivos


A partir da produção mundial de petróleo, do consumo de derivados, dos estoques e da capacidade de refino existentes, os chamados fundamentos, serão apontadas as forças que atuam no mercado internacional do petróleo, as estratégias e as táticas utilizadas pelos diversos participantes. Serão mostrados, também, os cenários para a evolução provável para o futuro próximo bem como as ferramentas utilizadas no comércio de petróleo. Ao final, os participantes poderão entender como funcionam e se interligam os diferentes ramos da atividade assim como riscos técnicos e financeiros da atividade comercial. As importações e exportações de petróleo e derivados saindo do (ou com destino) Brasil serão, também, abordadas.

Fechar
Antônio Eraldo Câmara Porto
Instrutor

Consultor

Engenheiro Químico formado na UFRJ (1965), com especialização em Processamento de Petróleo (1966). Posteriormente, realizou estudos de pós-graduação na COPPE. Principais vínculos de emprego: 30 anos na Petrobras e quatro anos na Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga. Na Petrobras, trabalhou no Grupo de Implantação do CENPES e – por mais de 20 anos – no comércio internacional de petróleo e derivados, incluindo nove anos no exterior. Desempenhou funções técnicas e gerenciais ligadas ao abastecimento, com foco na importação e exportação de petróleo e derivados. Na Ipiranga, implantou a área internacional do grupo, tendo sido Gerente do Departamento de Operações de Trading entre 1999 e 2003. Atualmente é consultor independente, sendo sócio gestor da Assessoria Consultores em Energia. Atua ainda em treinamento, prestando serviços do tipo in company para empresas do setor e ministrando cursos de sua especialidade para instituições como a COPPETEC, a FGV e o IBP.
Fechar
Luiz Carlos Teixeira Guerra
Instrutor

Consultor

Mestre em Economia Empresarial - MEE/UCAM. Possui, também, o título de MBA, MBA Executivo – COPPEAD/UFRJ. É, ainda, Analista de Comércio e Suprimento de Petróleo e Derivados, curso em nível de extensão universitária ministrado pela Petrobras. É Engenheiro Químico formado pela UFF/RJ e, também, Advogado formado pela UNIRIO/RJ. Na Petrobras, desde 1976, ocupou diversas posições técnicas e gerenciais, no Brasil e no exterior, sempre ligadas à aquisição e suprimento de petróleo e derivados e ao planejamento de operações no suprimento e na comercialização. Desde sua aposentadoria, da Petrobras, em 1996, vem trabalhando como consultor independente na área do comércio internacional de petróleo e seus derivados. Paralelamente à sua atividade profissional de consultor, vem ministrando cursos na Fundação Getúlio Vargas – FGV, COPPE (MBP - MBA Petróleo) e Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis - IBP. Publicou dois livros: Comércio Internacional de Petróleo e Derivados (2008: Editora Interciência) e Críticas Pós-Keynesianas ao Regime de Metas de Inflação (2011: Editora Publit).
Fechar
Maria da Luz Iria Melo
Instrutora

Consultora

Maria da Luz Iria Melo, Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, Pós-Graduada em Docência do Ensino superior e Doutoranda em Ciências Empresariais, com larga experiência em petróleo e comércio exterior nas áreas de Contratos, Importação, Exportação, Drawback, Siscomex, Câmbio, Pagamentos Internacionais, Cartas de Crédito, Seguros, etc. Gerencia sua própria empresa, CECEX – Assessoria em Energia e Comércio Exterior, atuando na área de consultoria e treinamento. Professora da Universidade Estácio de Sá, IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, FIRJAN - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, FUNCEX - Fundação de Estudos do Comércio Exterior, UFF – Universidade Federal Fluminense e outros, lecionando matérias relacionadas ao Comércio Exterior Brasileiro, Logística Internacional, Cenários Internacionais, Trading, Shipping (transporte marítimo de petróleo e derivados) e Distribuição e Comercialização de derivados de petróleo. Mantém uma coluna na revista Intermarket, editada bimestralmente, falando sobre os diversos assuntos relacionados ao comércio exterior brasileiro.
Fechar
Eduardo Vairolatti del Negro Fonseca
Instrutor

Engenheiro de Produção Civil

Eduardo Fonseca é Engenheiro de Produção Civil formado na PUC-Rio (2000), com pós-graduação no MBA Executivo em Finanças do IBMEC (2002) e Mestrado na COPPEAD (2004) com especialização em Métodos Quantitativos aplicados em Finanças. Trabalhou na Esso Brasileira de Petróleo S.A. por 1 ano, onde realizou análises de viabilidade econômica e planejamento de mercado para implantação de novos negócios, e também pelo Banco Modal S.A. por 2 anos, onde atuou como trader da mesa de operações em renda fixa nacional e internacional. Atualmente trabalha na Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, onde ingressou há 13 anos. Sempre atuando na área de comércio externo de petróleo e derivados, no gerenciamento de risco das atividades comerciais, incluindo 4 anos nos escritórios internacionais de Londres e Cingapura. Desempenhou funções técnicas e gerenciais ligadas à Diretoria de RGN (antigo Abastecimento), com foco no hedge financeiro das importações e exportações de petróleo e derivados. No momento ocupa a posição de Gerente da área de Gestão do Trading de Mercado Futuro.
Fechar
José Paulo Ribeiro dos Santos
Instrutor
Petrobras
Endereço:
IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás - Avenida Almirante Barroso, 52 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Taxa de Inscrição
NÃO ASSOCIADOS
R$2.260
EM ATÉ 6 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO
ASSOCIADOS
R$1.808
EM ATÉ 6 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO

Informações Gerais:


Inscrições
Até o dia 17/08/2018.
Período das aulas
De 20/08/2018 até 24/08/2018.
Horário
09:00 às 18:00

O curso inclui
Material digital disponibilizado por meio eletrônico e certificado de frequência.
Certificado
Frequência mínima exigida 75% (prazo de entrega de 30 dias úteis);
Observações
• O valor de Associado apresentado acima refere-se ao valor de desconto para Associados Patrimoniais. Para acesso aos demais valores, clique aqui na aba Investimentos.
• A inscrição só poderá ser cancelada em até no máximo 10 (dez) dias antes do início do curso e só será devolvido o valor equivalente a 75% (setenta e cinco por cento) do valor pago;
• O IBP se reserva do direito de cancelar, alterar data e/ou local de realização até 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso;
• O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de recebimento das inscrições;
• O curso só será confirmado mediante quórum mínimo;
• Formas de pagamento: Boleto bancário, fatura (pessoa jurídica) ou cartão de crédito;
• O IBP é isento da retenção de IR.
Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Projetos Educacionais.