Cursos
Fechar
Edgar Rubem Pereira da Silva
Coordenador

Engenheiro Químico

Engenheiro Químico, formado em 1965 pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Na PETROBRAS, especializou-se em Engenharia de Processamento (1966) e em Engenharia de Equipamentos (1968), como ouvinte. Atuou como Engenheiro de Inspeção de Equipamentos e como Chefe do Setor de Inspeção de Equipamentos (SEIEQ) na REDUC; Chefe do Setor de Inspeção de Equipamentos (SETIN) no Departamento Industrial (DEPIN) da Petrobras; Chefe do Setor de Suprimento de Material (SESUP); Chefe da DIEQ (8 meses) e como Coordenador da Qualidade, coordenando estas atividades nas 12 Refinarias do DEPIN, onde implantou um sistema de auditorias internas. Aposentou-se, em 1993, como Engenheiro de Processamento IV. No IBP (Instituo Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) atuou como Gerente de Certificação, onde implantou e acreditou, no INMETRO, o Organismo de Certificação de Produtos (OCP) do IBP, com escopo em Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE). Nesta atividade participou, como Auditor Líder, em mais de 100 Auditorias de Certificação de SPIE e participou, como Coordenador Técnico e Instrutor, de 22 Cursos de Formação de Auditores do IBP. Também atuou como Consultor de Qualidade do IBP durante um ano (2015). Atualmente, continua atuando como Coordenador Técnico e Instrutor do Curso de Formação de Auditores de SPIE e é Diretor da Empresa C2Q - Consultoria, Certificação e Qualidade. Possui, ainda, vários cursos de especialização na atividade de Inspeção de Equipamentos e Qualidade Total, no Brasil e no exterior, além de várias missões (desde 1973) em diversos países (Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala, Guiana Inglesa, Curaçau, Aruba, Estados Unidos e Japão), pela Petrobras e pela OLADE.
Fechar
Luiz Antonio Moschini de Souza
Instrutor

Engenheiro Mecânico

Formado em Engenharia Mecânica na FEI em 1976. Especialista em Engenharia de Inspeção de Equipamentos na Petrobras em 1978 com Pós-Graduação em Corrosão e Oxidação dos Metais na USP-1979. Atuou nos Setores de Inspeção de Equipamentos e de Engenharia de Manutenção da Petroquímica União (Braskem UNIB 3) no período de 1977 até 1998; e como Consultor na Implementação de SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos) do E&P da Petrobras no período de 1998 até 2000. Foi Gerente de Certificação do IBP de 2000 até 2016 e atualmente atua como consultor. Participou de mais de 100 auditorias de SPIE. Participou do GTT para revisão da NR-13 no período de 1994 até 2000 que desenvolveu o texto da NR, o Manual de Caldeiras e Vasos de Pressão e a documentação para Acreditação do OCP do IBP.
Fechar
Waldir Algarte Fernandes
Instrutor

Engenheiro Metalurgista

Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da Universidade de S. Paulo. Certificado pela ISTO sobre competência na ISO 9000. Lead Assessor pelo IQA (UK) e responsável pela realização da 16ª reunião da ISO/TC-176 no Rio de Janeiro em 1997. É Instrutor do curso de treinamento de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão da Qualidade da STAT-A-MATRIX / HGB / CB-25. Engenheiro de Equipamentos IV, aposentado da PETROBRÁS, onde exerceu atividades de Engenheiro de Inspeção de Equipamentos na REFINARIA PRESIDENTE BERNARDES DE CUBATÃO – RPBC; coordenou as atividades de Inspeção de Equipamentos de todas as Refinarias do Departamento Industrial – DEPIN/SEDE; no SERVIÇO DE ENGENHARIA – SEGEN/DIQUAL, coordenou o Programa de Auditoria de Sistemas da Qualidade dos Empreendimentos da PETROBRAS; e implantou o Sistema de Auditorias do Sistema de Recursos Humanos. Participou do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade PBQP no MEFP e Presidência da República. (1991 – 1993). Desde 1997 é Auditor de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos SPIE NR-13 do INSTITUTO BRASILEIRO DE PETROLEO, GÁS E BIOCOMBUSTIVEIS – IBP que é um Organismo de Certificação de Produtos OCP/SBAC/INMETRO. Instrutor do Curso de Formação de Auditores de SPIE promovido pelo IBP- INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTIVEIS tendo participado de todos os Cursos.
Fechar
José Antonio Pereira Chainho
Instrutor

Engenheiro Mecânico

Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo em 1966 com pós graduação em Engenharia de Equipamentos pela Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.) – 1967. 28 créditos no Curso de Tecnologia de Materiais em nível de mestrado promovido pela Petrobrás em convênio com a PUC Rio. Trabalhou na Petrobrás de 1967 até 1994 nas áreas de em Inspeção de Equipamentos (25 anos) e Su¬primento de Materiais (2 anos). Vem prestando serviços de treinamento, consultoria e ministra cursos na área de Inspeção de Equipamentos e Ensaios Não Destrutivos para várias empresas, no Brasil e em vários países (Venezuela, Chile, Equador, Argentina, Costa Rica e Bolívia, alguns através da PNUD/AIEA/ONU). Ministra cursos de interpretação da Norma Regulamentadora no 13 do Ministério do Trabalho. Coordenou dois Seminários sobre Vida Residual de Vasos de Pressão em Ro¬sário e La Plata – Argentina – 1993 e os treinamentos preparatórios para certificação de Inspetores de Equi¬pamen¬tos para Transporte de Produtos Perigosos (176h) pela ABENDE (várias turmas entre 1995 a 1998) e para certificação de inspetores em ensaio radiográfico nível 3 no Brasil (CETRE/ABENDE) e na Costa Rica 1996. Coordenou cursos de formação de Inspetores de Equipamentos (560h) promovidos pela Cetril/Funcamp/Unicamp, pela Petrobrás/UN Rio (2 turmas) e pela Abende (6 turmas) desde 1993 até 2008. Visitou a Venezuela e os Estados Unidos, com o obje¬tivo de colher da¬dos sobre corrosão naftênica (1986) e desenvolver tecnologia de inspe¬ção de equipamentos na Petrobrás (1987). É auditor do Instituto Brasileiro de Petróleo Gás e Biocombustíveis (IBP) desde 1997 para certificação de Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE) com base na Norma Regulamentadora no 13 do Ministério do Trabalho e nas Portarias 537/2015 e 582/2015 do INMETRO, tendo participado de grande número de auditorias de certificação. Participa da coordenação e ministra aulas nos cursos de formação de auditores de SPIE promovido pelo IBP para todas as 22 turmas formadas até hoje. É sócio e diretor técnico da Cintra SC Ltda.
Endereço:
Hotel Bel-Air - Soberbo, Teresópolis - State of Rio de Janeiro, Brazil
Taxa de Inscrição
NÃO ASSOCIADOS
R$8.079
EM ATÉ 6 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO
ASSOCIADOS
R$6.464
EM ATÉ 6 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO

Informações Gerais:


O Curso inclui
Hospedagem, transporte ao hotel/treinamento, alimentação, material eletrônico e certificado de frequência.

Processo seletivo
Para se inscrever neste curso, o participante deverá ser aprovado no Processo Seletivo (maiores informações na aba acima).

Certificado
Aqueles que obtiverem a nota 7,0 ou maior na Prova Final, receberão um Certificado de Conclusão com Aproveitamento do Curso de Auditor Interno de SPIE do IBP.
Aqueles que não obtiverem a nota mínima supracitada ou não comparecerem na prova sobre a NR-13 receberão uma Declaração de Participação no curso de Auditor de SPIE.
OBSERVAÇÃO: É imprescindível o comparecimento no curso na domingo, dia 5 de novembro de 2017, pois haverá uma prova que todos os participantes deverão fazer para continuação no curso.
Prazo de entrega em até 30 dias úteis após o término do curso.

Material Didático
Material eletrônico disponibilizado antecipadamente através da nossa secretaria virtual.

Número de Vagas
O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.

Hospedagem
O valor da hospedagem está incluído na taxa de inscrição. O participante terá direito a hospedagem e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar)* pelos dias do curso.

Extras (bebidas, lavanderia e telefone) ficam a cargo do hóspede.

No almoço e jantar está incluído um refrigerante, ou suco, ou água mineral.

Observações

Inscrições canceladas até 10 (dez) dias antes da data de início do curso importarão a devolução integral do valor pago. Inscrições canceladas até 05 (cinco) dias antes da data de início do curso importarão a devolução de 75% (setenta e cinco por cento) do valor pago. Inscrições canceladas com antecedência inferior a 05 (cinco) dias da data de início do curso, não importarão a devolução de valores por parte do IBP.

O IBP se reserva do direito de cancelar, alterar data e/ou local de realização em até 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso;

O IBP é isento da retenção de IR.

Mais informações pelos telefones: (21) 2112-9036 ou por e-mail: cursos@ibp.org.br

O IBP colocará a disposição dos participantes um ônibus para transporte dos aeroportos até o local de realização do curso.

O IBP não se responsabilizará caso haja algum imprevisto no trajeto de retorno, sendo assim, recomendamos que a marcação das passagens aéreas sejam feitas após definição do horário de partida do ônibus.

BUSCAR